TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONTEXTO EMPRESARIAL - 1º SEMESTRE

Exames: CONTEXTO EMPRESARIAL - 1º SEMESTRE. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/10/2013  •  647 Palavras (3 Páginas)  •  257 Visualizações

Página 1 de 3

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO..............................................................................................3

3 CONCLUSÃO...........................................................................................................5

REFERÊNCIAS...........................................................................................................5

1 INTRODUÇÃO

2 DESENVOLVIMENTO

Considerando o texto de Oliveira, “para se manter competitivo no mercado, a empresa investe na qualidade dos produtos e também em novidades. O mercado é extremamente competitivo, mas procuramos nos destacar agindo corretamente com nossos clientes, atendendo as necessidades dos nossos clientes, e fazendo da melhor maneira possível para deixar eles contentes”.

Para Neto & Froes (1999, p.96), o empresário que coloca em prática a responsabilidade social necessita ter um planejamento rumo a uma sustentabilidade positiva e de impacto para o futuro, pois uma empresa que preza começar a desenvolver ações sociais obtém ganhos de imagem corporativa, melhor relacionamento com clientes e fornecedores. O exercício de empresa cidadã atuar responsavelmente tanto no ambiente interno (clientes internos), como no ambiente externo (comunidade, fornecedores, etc). Atuando nessas duas dimensões, a empresa pode exercer sua cidadania empresarial e adquirir o status de “empresa cidadã”, segundo Neto & Froes (2001), a empresa ganha internamente com a responsabilidade social à medida que cria maior motivação, auto-estima e orgulho entre os funcionários, desta forma aumenta a produtividade e a qualidade de vida no trabalho. Essas ações compreendem os programas de contratação, seleção, treinamento e manutenção de pessoal realizado pelas empresas em benefícios de seus empregados, bem como a participação nos resultados. No público externo, Neto & Froes (2001) o foco da empresa vai ao encontro à comunidade e/ou local onde ela está situada. Muitas vezes as empresas participam de campanhas sociais do governo, fazem doações de produtos, equipamentos e materiais em geral, transferência de recursos para órgãos públicos e ONGs, prestação de serviços voluntários para a comunidade pelos funcionários da empresa, aplicações de recursos em atividades de preservação do meio ambiente, geração de novos empregos, patrocínio de projetos sociais do governo e investimentos diretos em projetos sociais criados pela própria empresa.

Neto & Froes reforçam a importância dessa postura em relação ao cliente. Alertam que a empresa socialmente responsável deve manter uma boa comunicação com os seus clientes, disponibilizando as informações necessárias sobre os produtos e serviços. Deve também ser ágil na identificação e solução dos problemas apontados pelos clientes. Os autores complementam que a empresa deve primar pela “prevenção e preservação da saúde dos clientes e comportamento pró-ativo da empresa no sentido de valorização dos produtos ou serviços dos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com