TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONTEXTO EMPRESARIAL

Ensaios: CONTEXTO EMPRESARIAL. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/9/2013  •  2.314 Palavras (10 Páginas)  •  145 Visualizações

Página 1 de 10

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO........................................................................................................05

2 DESENVOLVIMENTO............................................................................................06

2.1 CONCEITOS DE FUNÇÕES ADMINISTRATIVA................................................06

2.2 CONCEITO DE PATRIMONIO.............................................................................07

2.3 FONTES (ORIGEM) DE RECURSOS..................................................................07

2.3.1 Capital Social ..................................................................................................08

2.3.2 Capital de Terceiros........................................................................................08

2.4 ANALISE DE MERCADO....................................................................................08

2.5 DEMANDA, OFERTA E EQUILIBRIO.................................................................08

2.6 ESTRUTURA DE MERCADO..............................................................................09

2.7 CONTABILIDADE SOCIAL COMO FERRAMENTA DE INFORMAÇÃO PARA RESPONSABILIDADE SOCIAL ...............................................................................09

3 CONCLUSÃO.........................................................................................................10

4 REFERENCIAS.......................................................................................................11

Este trabalho tem como objetivo analisar o contexto empresarial dentro de uma determinada organização, no desenrolar do assunto que iremos abordar importantes fatos como conceitos de funções administrativas, conforme Fayol, Ford e Taylor. Cada ponto principal de suas teorias e com o passar dos tempos eles exerceram um papel muito importante no desenvolvimento dos trabalhos dentro de uma determinada organização.

Qual o conceito de patrimônio de uma empresa e as definições de alguns conceituados autores. Fontes “origens” de recursos (capital social e capital de terceiros), de que aspecto é formado e constituído o capital social de uma empresa a, influência da analise de mercado, de seu equilíbrio e de sua estrutura para que uma organização se mantenha competitiva no mercado e como as informações adquiridas pela contabilidade social, poderão contribuir como ferramenta para responsabilidade social. Conforme aprofundaremos nos estudos poderão entender melhor o papel de cada um dentro da ciência contábil.

2. Conceito de Funções Administrativas:

2.1- Atualmente ainda se faz importante a analise dessas funções, pois serão por meio delas que os gestores irão implantar as teorias administrativas dentro das empresas, e um dos fatores relacionados às funções Administrativas é os elementos básicos do processo administrativos, que são descritos até hoje como: Planejamento, Organização, Direção e controle.

O planejamento é determinado como a atividade pela qual administradores possam averiguar condições presentes para estabelecer formas de chegar num futuro estabelecido. No planejamento podemos aprofundar nos objetivos relacionados pela empresa e que estão ligados metas e valores, o planejamento engloba três níveis: estratégico, tático e operacional, todos eles devem se apoiar.

A organização agrupa e programa recursos para que a uma determinada empresa atinja o seu objetivo. Coordena a mesma no que desrespeita as relações pessoais e funcionais, comumente através do organograma que é a representação gráfica de uma organização.

A direção elabora forma de direcionar as pessoas para que suas atividades sejam realizadas de acordo com o planejamento solicitado. Aqui entra o papel da liderança principalmente na motivação de indivíduos e grupos através da comunicação, do envolvimento e orientação.

O controle está diretamente enleado com o planejamento, pois ele irá monitorar que o objetivo desejado seja atingido. A partir do trabalho desejado deverá ser feita sua reflexão, observando o planejado com o que está sendo realizado. A partir da observação, as variações ou desvios poderão ser reavaliados.

2.2- Pode se acrescentar ainda que, com tudo ao longo do tempo houve algumas mudanças no conceito de Fayol, Ford e Taylor, que foram os principais responsáveis pelas teorias das funções administrativas, que mesmo com muitas criticas recebida, eles ainda hoje contribuem e muito para administração dos negócios. Veja a teoria de cada um:

Fayol deu exaltação à estrutura organizacional, pela visão do Homem Econômico e pela procura da máxima eficácia. Utilizou do forjamento dos trabalhadores através dos estímulos materiais e salariais e a excessiva unidade de controle e responsabilidade. Defendia a especialização dos funcionários desde o topo da hierarquia.

Ford criou a linha de montagem móvel. Renovou procurando realizar produtos que atendesse a demanda de seus clientes. O bem estar social foi levado em conta para se chegar num sucesso financeiro. Para poder angariar verba desenvolveu um sistema onde pagava melhor os funcionários

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.6 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com