TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONTEXTO EMPRESARIAL

Pesquisas Acadêmicas: CONTEXTO EMPRESARIAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2013  •  1.648 Palavras (7 Páginas)  •  153 Visualizações

Página 1 de 7

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

CIÊNCIAS CONTÁBEIS

ROSIELE VECCHIA PINHO

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL

Analisando o Contexto Empresarial

ALTA FLORESTA-MT

2011

ROSIELE VECCHIA PINHO

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL

Analisando o Contexto Empresarial

Trabalho apresentado ao Curso Ciências Contabeis da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná.

Alta Floresta-MT

2011

SUMÁRIO

1-INTRODUÇÃO....................................................................................................04

2-DESENVOLVIMENTO.........................................................................................05

1. TÍTULO 01 - A MATEMÁTICA A SERVIÇO DA EMPRESA..............................05

1.1 TITULO 02 –FATORES AMBIENTAIS DAS ORGANIZAÇÕES......................06

1.1.1 TITULO 03 -ASPECTO JURIDICO DO EMPRESÁRIO.................................07

1.1.1.1 TITULO 04- A PARTICIPAÇÃO DA CONTABILIDADE NAS EMPRESAS...........................08

3-CONCLUSÃO.....................................................................................................09

4-REFERÊNCIAS...................................................................................................10

1-INTRODUÇÃO

No texto a seguir,vamos poder entender melhor o contexto empresarial.Como é constituído e quem pode ser um empresário.

Teremos uma visão clara e informações sobre aspecto juridico do empresário,sobre a influência da gestão ambiental nas empresas e como a matemática e a contabilidade podem contribuir a serviços das empresas.

2-DESENVOLVIMENTO

A matemática a serviço das empresas:

Administrar envolve a elaboração de planos, pareceres, relatórios, projetos, arbitragens e laudos, em que é exigida a aplicação de conhecimentos inerentes à matemática.

Através do raciocínio lógico alcançado pela matemática os administradores poderão tomar suas decisões financeiras e analisarem os riscos. Dentro da administração a matemática possui sua importância praticamente em todas as áreas, temos como exemplo a administração de recursos humanos, na pesquisa operacional, na administração de materiais, logística, administração da produção financeira, contabilidade estatísticas e outras, mas dentre todas estas, cabe ressaltar a importância que a matemática financeira possui, que através da interpretação de dados podemos acompanhar as diversas formas de pagamento de empréstimo, observar como ocorre a depreciação dos bens patrimoniais, trabalhar com o financiamento de imóveis. É por falta de planejamento e controle financeiro é que muitas empresas quebram no terceiro ano de sua existência, apresentando insuficiência e inexistência de suporte financeiro para sua organização, sendo indiscutivelmente necessárias de informações do Balanço Patrimonial, no qual se contabiliza estes dados na gestão financeira, se analisando detalhadamente para a tomada de decisão.

Fatores ambientais das organizações:

Grande parte das empresas situadas no Brasil possui o comando central (matriz) no exterior, ou seja, fora do espaço geográfico brasileiro. Em geral, a matriz define as diretrizes a serem seguidas por todas as subsidiárias, gerindo-as a partir do comando central com maior ou menor grau de participação. Na definição das diretrizes básicas de comando, a seleção e implementação das estratégias corporativas é um dos pontos fundamentais para que as organizações possam alcançar os objetivos propostos e superar os crescentes desafios do mercado.

De acordo com Stoner (1985), a estratégia define uma direção única para a corporação e orienta o aproveitamento dos recursos disponíveis no intuito de alcançar seus objetivos. Ainda segundo o mesmo autor, “estratégia pode ser definida como o padrão de resposta da organização ao seu ambiente no tempo”.

A estratégia orienta a utilização dos recursos internos visando potencializar a empresa, para que a mesma possa atuar melhor no macroambiente, aproveitando oportunidades e reduzindo ameaças.

Assim sendo, para a definição das estratégias de uma organização é fundamental que seja realizada a priori um estudo detalhado do macroambiente, no qual a empresa atua e do qual faz parte. Na elaboração de uma análise macroambiental, em geral, consideram-se potencialmente as seguintes forças: socioculturais, político-legais, econômicas, tecnológicas e fiscais.

As organizações precisam considerar e monitorar as mudanças ocorridas no ambiente externo. A não realização desse acompanhamento pode provocar a saída de uma empresa de um negócio, ou mesmo do mercado, como ocorreu com alguns fabricantes de locomotivas à vapor, válvulas à vácuo, chapéus, entre outros.

Atualmente, o grau de mudança existente no ambiente externo às organizações é grande e complexo, e para poder prosperar nesse contexto as empresas precisam monitorá-lo constantemente.

Num ambiente extremamente instável como o que se apresenta nesse século, não é uma tarefa fácil detectar, interpretar e compreender as implicações que as mudanças macroambientais podem causar na definição e implementação das estratégias das organizações.

De forma geral, pode-se verificar que as empresas, subsidiárias brasileiras, tentam ter uma postura pró-ativa frente as variáveis macroambientais. No entanto, nota-se que a tendência da gestão atual das corporações globais reside na frase: pensar global e agir local. Não acreditamos que o pensar deva estar dissociado do agir, mas há pouca margem para atuação das subsidiárias locais em uma gestão global integrada.

ASPECTO

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com