TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONTEXTO EMPRESARIAL

Trabalho Escolar: CONTEXTO EMPRESARIAL. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/5/2013  •  1.278 Palavras (6 Páginas)  •  350 Visualizações

Página 1 de 6

A palavra Administração vem do latim Ad (direção, tendência para) e minister (subordinação ou obediência) e significa aquele que realiza uma função sob o comando de outrem, isto é, aquele que presta serviço a outro.

A TGA – Teoria Geral da Administração - estuda a Administração das organizações e empresas do ponto de vista da interação e da interdependência entre as seis variáveis principais: tarefa, estrutura, pessoas, tecnologia, ambiente e competitividade.

A Administração é um fenômeno universal no mundo moderno. Cada organização requer o alcance de objetivos em um cenário de concorrência acirrada, a tomada de decisões, a coordenação de múltiplas atividades, a condução de pessoas, a avaliação de desempenho dirigido a metas previamente determinadas, a obtenção e a alocação de recursos etc.

Fayol define o ato de administrar como: prever, organizar, comandar, coordenar e controlar. As funções administrativas envolvem os elementos da Administração, isto é, as funções de administrador, a saber:

Prever. Visualizar o futuro e traçar o programa de ação.

Organizar. Constituir o duplo organismo material e social da empresa.

Comandar. Dirigir e orientar o pessoal.

Coordenar. Ligar, unir, harmonizar todos os atos e esforços coletivos.

Na visão de Fayol, tanto o diretor, o gerente, como o supervisor – cada qual em seu respectivo nível – desempenham atividades de previsão, organização, comando, coordenação e controle, como atividades administrativas essenciais.

Para o autor existe uma proporcionalidade da função administrativa, ou seja, ela não se concentra exclusivamente no topo da empresa, nem é privilegio dos diretores, mas é distribuída proporcionalmente entre os níveis hierárquicos.

Na medida em que se desce na escala hierárquica, mais aumenta a proporção das outras funções da empresa e na medida em que se sobe na escala hierárquica mais aumenta a extensão e o volume das funções administrativas.

A tecnologia influenciou poderosamente o funcionamento das organizações a partir da revolução industrial. Essa foi o resultado da aplicação da tecnologia da força motriz do vapor na produção e que logo substituiu o esforço humano, permitindo o aparecimento das fábricas e indústrias. No final do século XVII, a invenção da máquina de escrever foi o primeiro passo para a aceleração do processo produtivo nos escritórios.

A invenção do telefone no final do século XIX permitiu a expansão e a descentralização das organizações rumo a novos e diferentes mercados.

O navio, o automóvel, o avião, proporcionaram uma expansão sem precedentes nos negócios mundiais. O desenvolvimento tecnológico sempre constituiu a plataforma básica que impulsionou o desenvolvimento das organizações e permitiu a consolidação da globalização.

Todavia, foi a invenção do computador na segunda metade do século XX que permitiu que as organizações passassem a apresentar as atuais características de automatização e automação de suas atividades.

Segundo Chiavenato (2003), sem o computador não haveria a possibilidade de administrar grandes organizações com uma variedade incrível de produtos, processos, materiais, clientes, fornecedores e pessoas envolvidas.

O computador ofereceu às organizações a possibilidade de lidar com grandes números e com grandes e diferentes negócios simultaneamente a um custo mais baixo e com maior rapidez e absoluta confiabilidade.

Não há como falar em Era da Informação desconsiderando a enorme influência dos computadores sobre todos os aspectos da vida moderna. Esta invenção, que seguramente provocou mudanças tão profundas no universo empresarial quanto a máquina a vapor que deu inicio a era industrial, teve sua origem na Cibernética, que foi o primeiro esforço científico integrado no sentido de reunir diferentes áreas e especialidades da ciência, entre elas: matemática, engenharia, medicina, eletrônica, física e neurologia para a construção de uma máquina complexa que teria o funcionamento parecido com o cérebro humano.

O Patrimônio Líquido pode ser caracterizado pela diferença entre Ativo e Passivo, ou seja, é formado pelo grupo de contas que registra o valor contábil pertencente aos acionistas ou quotistas. Ele representa o registro do valor que os proprietários de uma empresa têm aplicado no negócio.

A partir de 2008, para as sociedades por ações, como as S/A, a divisão do Patrimônio Líquido é feito com o Capital Social, Reservas de Capital, Ajustes de Avaliação Patrimonial, Reservas de Lucros, Ações em Tesouraria e Prejuízos Acumulados.

No caso em que o valor do Patrimônio Líquido é negativo é também denominado de "Passivo a Descoberto". Isto ocorre quando o valor das obrigações para com terceiros é superior ao dos ativos.

Portanto PATRIMÔNIO LÍQUIDO: Valor que os proprietários têm aplicado. Contas do patrimônio líquido têm saldos credores, divide-se em: Capital social; Reservas de capital; Reservas de reavaliação, Reservas de lucros; e Lucros/Prejuízos acumulados.

O CAPITAL DE TERCEIROS: Representam recursos originários de terceiros

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com