TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONTEXTO EMPRESARIAL

Trabalho Universitário: CONTEXTO EMPRESARIAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/5/2013  •  2.644 Palavras (11 Páginas)  •  300 Visualizações

Página 1 de 11

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

JOZIEL MAGALHÃES DOS REIS

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL

Boa Vista

2011

JOZIEL MAGALHÃES DOS REIS

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL

Trabalho apresentado ao Curso de Ciência Contábeis da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, como atividade individual.

Prof. Jose Monoel da Costa

Boa Vista

2011

INTRODUÇÃO

Esta atividade tem o objetivo de fazer uma relação interdisciplinar entre as disciplinas de Contabilidade Básica, Fundamentos da Administração, Introdução ao Direito Público e Privado e Matemática a partir do texto “Cenário é ótimo para as pequenas empresas gauchas”, e assim fazer uma reflexão em relação do contador no contexto das organizações.

Dessa forma, procura nesta atividade observar o texto em análise e relacioná-lo ao contexto interdisciplinar do primeiro semestre do curso de Ciências Contábeis.

ANALISANDO O CONTEXTO EMPRESARIAL

A ciência contábil tem como finalidade promover os meios informativos e de controle, obtendo todos os dados da empresa, onde possa causar impactos e variação em sua posição patrimonial. É ela quem avalia e faz a mediação da empresa, do patrimônio, e dos resultados obtidos. Com isso o contador precisa estar ciente das inovações, agregando não só no seu dia a dia, mas também na vida da empresa.

Dessa forma em nosso dia a dia usufruímos da matemática para fazer a nossa contabilidade diária, no supermercado, lojas, salários, controlando o tempo, horários, poupança, comércio, etc., e nem nos damos conta disso. No texto “cenário é de otimismo para as pequenas empresas gaúchas”, vê-se a matemática presente nas porcentagens apresentadas pelos dados da pesquisa do SEBRAE.

Ademais na empresa a matemática está inserida na administração, contribui no planejamento de técnicas para controle das finanças, produção, comercialização, negociações, na área de recursos humanos, e onde envolve administração em geral. Dentro dela sua função é tornar o método de tomada de decisões o mais racional possível, para a resolução de problemas, estabelecerem regras e limites, conduzindo-as para o melhor resultado. Através da administração contábil, é possível fazer uma avaliação de negócios, com a finalidade de identificar os recursos mais atraentes em termos de custos e os mais rentáveis no caso de investimentos financeiros ou de bens de capital, como os dados do texto em análise.

Marion (2003) mostra que a finalidade da contabilidade é fazer o controle do patrimônio, fornecer informações sobre o mesmo, apurar o resultado das atividades econômicas a serem desenvolvidas com o objetivo em alcançar seus fins, o qual pode ser lucrativo ou social, e as mesmas devem chegar aos tomadores de decisões sempre no tempo oportuno, as informações devem ser de vital confiança para que a organização não seja levada para um caminho totalmente adverso.

Atualmente a demanda no Brasil está crescendo, o mercado está super aquecido, mesmo em tempo de crises, a projeção do futuro está em grande competição, esse é um dos grandes objetivos de um contador, gerar as informações necessárias e auxiliar na tomada de decisões ajudando nos processos decisórios, passando as orientações necessárias e precisas com segurança e clareza, a seus clientes e investidores.

Por isso os fatores ambientais influenciam no funcionamento das organizações, sendo um motivo importante para se planejar e reduzir os impactos negativos.

Planejar uma atividade que se pretende executar é de suma importância, pois traçando estratégias, levantando informações, irá indicar a direção a ser seguida, e o parâmetro para a gestão, pois o planejamento diz respeito ao objetivo pretendido, e com ele evitará riscos de algo indesejado acontecer, pois sem planejamento não existirá controle, portanto a sobrevivência e o sucesso da empresa dependem da sua sintonia com o ambiente.

Silva (2009) expõe que o ambiente empresarial é bastante complexo. Na nossa atualidade é imprescindível avaliar o comportamento das organizações em relação às forças competitivas no mercado, o que recorre nele, e com isso é preciso rever instrumentos capazes de perceber as características internas das organizações e o ambiente externo.

Ambiente externo é o conjunto de indivíduos, grupos e organizações que se encontram no meio exterior da organização, e que influenciam e são influenciados por ela. Na situação atual em que o mundo se encontra as empresas para sobreviver devem preocupar-se com o seu posicionamento no mercado no qual estão sujeitos de aumento diário da competitividade, e assim devem estar alertas e analisar bem o ambiente onde estão inseridas, e utilizar as ferramentas mais adequadas para analisar a informação e tomar melhores decisões com o objetivo de alcançar o sucesso empresarial.

Silva (2010) esclarece que o marketing é uma ferramenta eficaz para o auxilio da ordenação de um planejamento futuro. O profissional de contabilidade tem participação importantíssima no processo de marketing, seja na etapa inicial, na de desenvolvimento, execução, controle e de resultado. O contador possui dados que a empresa precisa e abastece-a com informações vitais, tais como os números históricos, atuais e projeções de seus ativos e passivos.

A influência mais importante sobre a política e a estratégia de uma empresa é o ambiente externo, pois na medida em que se constrói uma sociedade mais aberta, as influências externas (acionistas, investidores, instituições

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.9 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com