TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CRIANÇAS ABANDONADAS NO BRASIL: UM PROBLEMA SOCIAL OU POLÍTICO?

Por:   •  30/9/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.208 Palavras (5 Páginas)  •  231 Visualizações

Página 1 de 5

CRIANÇAS ABANDONADAS NO BRASIL: UM PROBLEMA SOCIAL OU POLÍTICO?

Trabalho apresentado ao Curso superior de Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, interdiscipplinar.

Prof.:  Interdisciplinar

INTRODUÇÃO

A análise do abandono deve ser levada em um contexto histórico, pois nem sempre foi vista como um problema pela sociedade. O abandono indiscriminado de crianças e as práticas infanticidas, começaram a serem consideradas diferentes apenas no final do século XVIII, distinguindo-se o abandono do infanticídio.

Adentrando mais ainda essa análise temporal, o aspecto espacial deve ser considerado. Na Europa houve praticamente a erradicação do abandono de crianças, em contraste com a realidade da América Latina, onde ocorreu uma expansão de casos de abandono desde sua descoberta.

A visão que a sociedade apresenta com relação a esse distúrbio social varia de acordo com o período cronológico da evolução humana. Podemos unificar o mesmo trajeto percorrido pelo abandono de crianças nos países que adotaram o sistema capitalista, onde há marcante separação social entre ricos e pobres.

O tratamento que é dado ao problema na prática tem o mesmo desenrolar dependendo do nível de desenvolvimento econômico do país, e no Brasil não está sendo diferente. Porém, a tendência é piorar.  Mesmo com o crescimento econômico observado, a desigualdade socioeconômica parece que é consequência do descaso dado pelo poder público nessa fundamental questão que aumenta as massas menos favorecidas, agrava o contraste social e maximiza todos os demais problemas que afligem o país.

O PROGRESSO DOS ESFORÇOS NO COMBATE AO PROBLEMA

O progresso no cuidado ao abandono de menores é observado no campo da afetividade e das instituições basilares como a escola e a família. A família passa a ter função de acolhimento e a escola, além de aprendizagem, passa a ter função disciplinadora.

O que ocorre a partir de 1930 é uma mudança no caráter dado à política social, que vai sendo incorporada enquanto uma função do Estado, fortalecendo-se a idéia do Estado como principal agente implementador de políticas sócias. As transformações foram acompanhadas de um discurso político-ideológico que reforçava o projeto político do governo e justificava as propostas para a área de política social, sob a orientação de determinadas concepções que predominaram ao longo deste período, em particular durante o Estado Novo.

A assistência social à infância sobressaiu como uma das grandes questões da sociedade da época, que impressiona os homens de governo, porque eles sabem que é do problema da assistência social à infância e à juventude que dependem fundamentalmente todos os demais problemas coais da atualidade. (CRISTINA, 1993).

Importante ação do Governo Vargas, a CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas) incluía preocupações voltadas às crianças abandonadas e delinqüentes, sendo uma contribuição da área jurídica para regular o trabalho infantil, marcando a maior necessidade de intervenção e atuação do Estado.

O período de Vargas é reconhecidamente significativo para a história da política social brasileira. Nele se estabeleceram as bases que contribuiriam a construção de uma concepção de política social diretamente associada às práticas assistencialista e paternalista. Tal concepção, vinculada à imagem da criança como um caminho para a construção de um novo país, no futuro, parece ter fincado raízes no pensamento social brasileiro, influenciando nossas políticas públicas, de modo que, até hoje, é possível identificar uma orientação assistencialista nas propostas políticas para solucionar os problemas sociais existentes.

Proteger a criança, defender seus direitos, significava por extensão resguardar a própria nação. A imagem de criança está intimamente associada à nação que se almeja construir - trabalhar a infância, modelar o futuro cidadão, para mudar os rumos do País. É o cuidado que se tem que ter.

O conceito que se tem da criança como um ser passivo, um mero receptor das idéias dos mais velhos é subvertido pelo atual ângulo de ponto de vista dos autuais estudiosos. Os infantes entabulam pactos e contratos, dividem com os adultos seus conceitos próprios e desenvolvem ao seu lado, e também em parceria com outras crianças, novas culturas.

Apenas depois da década de 80, com as mudanças concretizadas no campo infantil, os acadêmicos do continente europeu e da América do Norte acolhem a infância enquanto estágio fundamental da existência, e como um fator essencial na arquitetura social. Para que essa idéia enraizasse entre estes sociólogos, houve a necessidade de revolucionar a mentalidade vigente sobre as crianças, consideradas até então meros seres biológicos e psíquicos simples peões nas jogadas sociais dos adultos. E a infância deixou de ser vista como apenas uma condição natural do desenvolvimento humano.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)   pdf (82.3 Kb)   docx (14.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com