TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CULTURA E SOCIEDADE

Resenha: CULTURA E SOCIEDADE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/6/2013  •  Resenha  •  431 Palavras (2 Páginas)  •  439 Visualizações

Página 1 de 2

3.4 CULTURA E SOCIEDADE

O ser humano possui comportamentos diferentes uns dos outros, o que pode variar devido à cultura, processo educacional e familiar diferentes. Sendo assim, há importância de discutir sobre as pessoas e seu comportamento no mercado de trabalho.

Chiavenato (1999, p. 304), conceitua o Comportamento Organizacional como o estudo da dinâmica das Organizações e como os grupos e pessoas se comportam dentro delas. É uma ciência interdisciplinar. Como a organização é um sistema cooperativo racional, ela somente pode alcançar seus objetivos se as pessoas que a compõe coordenarem seus esforços a fim de alcançar algo que individualmente jamais conseguiriam.

Para Wagner III e Holleuberh (2003) Comportamento Organizacional é um campo da pesquisa que ajuda a prever, explicar e possibilitar a compreensão de comportamentos nas Organizações.

Segundo Vieira (2010) é papel do gerente solucionar os conflitos nas organizações. É o gerente que tem o papel de mediar os problemas de outras pessoas dentro da organização, fora aqueles que ele está diretamente envolvido. Em cada caso, ele precisa ser um participante habilidoso na dinâmica do conflito interpessoal e conseguir reconhecer as situações que tem um potencial de conflito e lidar com ela da melhor forma para atender os propósitos tanto da organização quanto das pessoas envolvidas.

Vieira (2010) dá as dicas para solucionar conflitos organizacionais: Identificar o nível do conflito: (Intropessoal, Interpessoal, Intergrupal ou Interorganizacional); para cada nível de conflito, o gerente deverá identificar os envolvidos e trabalhar na orientação de resultados voltados para objetivos organizacionais, jamais querendo apontar culpados e fatores que prejudicam o relacionamento; monitorar e mensurar os envolvidos nos conflitos a respeito das recomendações oferecidas na dica anterior.

4. CONCLUSÃO

Esta atividade teve como objetivo identificar a situação motivacional dos funcionários da empresa Bom Preço Ltda. Percebe-se que esta empresa busca motivar os empregados, aplicando palestras e desenvolvendo projetos para melhorias no ambiente de trabalho.

Uma das regras para uma empresa manter-se no mercado, é apresentar serviços aos seus clientes que reflitam o padrão de qualidade que a empresa deseja que alcance seus clientes. O funcionário motivado é, via de regra, a melhor propaganda da empresa.

Percebe-se que a empresa Bom Preço Ltda utiliza de segmentos de mercado no objetivo de conquistar seus clientes com serviços diferenciados como, por exemplo, os dois funcionários no setor de inflamáveis que a empresa possui. Diante desta estratégia a empresa em questão inibe a reação da concorrência e gera lucros satisfatórios.

Procurou-se apresentar nesta atividade um breve estudo, análise e reflexões da motivação dos funcionários em uma empresa do ramo alimentício. Fez-se também um levantamento da segmentação de mercado em empresas do mesmo ramo e por fim uma pesquisa sobre conflitos organizacionais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com