TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Caracteristicas Geográficas Bacia De Santos

Ensaios: Caracteristicas Geográficas Bacia De Santos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/6/2014  •  2.321 Palavras (10 Páginas)  •  317 Visualizações

Página 1 de 10

Rodrigo de Oliveira Dártora Alonso

Características Geográficas da Bacia de Santos.

Trabalho apresentado como parte integrante da disciplina de Geologia do Petróleo I sob orientação do professor Guillermo Ruperto Martin Cortes.

SÃO PAULO

2013

Aos meus pais,

mestres e colegas de curso.

Resumo

A proposta deste trabalho é indicar as características geográficas e morfológicas da bacia hidrográfica de Santos, bem como avaliar a influência da geometria ao longo da bacia, assim como analisar os efeitos causados por estas ações sobre a área.

Nas bacias sedimentares, corpos salinos que se moveram ao longo do tempo geológico, assumiram um importante papel na criação de extensas armadilhas estruturais e de espaços para a deposição de túrbidos, que são considerados bons reservatórios.

Halocinese tem como consequência a criação de pequenas sub-bacias, gerando espaço de acomodação secundário, que permite sedimentação em áreas preferenciais no assoalho bacinal e que direciona a sedimentação nos sistemas deposicionais pós-pulso halocinético, o mapeamento das sequências deposicionais, demonstrando que em determinados períodos os domos salinos funcionavam como barreiras deposicionais, impedindo a transferência de sedimentos para águas mais profundas, enquanto que em outras épocas os domos salinos favoreciam a sedimentação devido a criação de pequenas sub-bacias no assoalho da bacia.

Abstract

The purpose of this paper is to indicate the geographical and morphological characteristics of the Santos basin, and to evaluate the influence of the geometry along the basin, as well as analyze the effects caused by these actions on the field.

In sedimentary basins, saline bodies that moved over geological time, assumed an important role in creating extensive structural traps and spaces for the deposition of turbid, which are considered good reservoirs.

Halokinesis has as a consequence the creation of small sub-basins, generating secondary accommodation space, which allows sedimentation in preferred areas in bacinal floor and directs the sedimentation in depositional systems halocinético post-pulse, the mapping of depositional sequences, demonstrating that in certain periods saline depositional domes acted as barriers, preventing the transfer of sediments to deeper water, while at other times the saline domes favored sedimentation due to the creation of small sub-basins in the floor of the basin.

Sumário

1. INTRODUÇÃO 7

2. OBJETIVO 8

3. METODOLOGIA 9

3.1. A exploração do petróleo 9

3.2. Halocinese 10

3.3. Rochas Reservatório 10

3.4. A distribuição espacial dos principais reservatórios da Bacia 11

3.5. Maturidade Termal 11

4. CONSIDERAÇÕES FINAIS 12

5. REFERÊNCIAS 13

1. Introdução

Se tratando de uma bacia sedimentar formada por depressões nas superfícies terrestres, a Bacia de Santos está localizada nos limites entre a Bacia de Campos através do Alto de Cabo Frio no sul do Rio de Janeiro e a Bacia de Pelotas através do Alto de Florianópolis no norte de Santa Catarina com uma área de 352.260 km² contendo 112 poços de petróleo sendo 97 deles, pioneiros nessa área.

A bacia de Santos teve início com o rompimento do continente Gowdana, há 142 Ma. Neste período foi iniciado um rift que, em seguida, evoluiu para um mar restrito e posteriormente, com o afastamento das placas, formou o Oceano Atlântico. A Bacia de Santos, desde o rift, passou por diversas transformações, e mudanças tanto em sua estrutura quanto em sua sedimentação, desde períodos lacustres, passando por mar restrito até chegar a oceano.

As bacias sedimentares contendo grandes estruturas halocinéticas sempre tiveram destaque na indústria do petróleo, por conterem importante parcela das reservas mundiais de hidrocarbonetos.

Estas estruturas são importantes para a indústria do petróleo devido ao fato de constituírem excelentes trapas para o confinamento deste em reservatórios e, em decorrência das diferentes geometrias assumidas e do seu alto valor de condutividade térmica, provocarem profundas alterações no gradiente térmico de uma bacia sedimentar, o que traz significativas mudanças no nível de maturação de matéria orgânica em potenciais geradoras localizadas próximas a estas.

2. Objetivo

O

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.6 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com