TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

“BACIA DO CORRÉGO SANTO ANTÔNIO”

Por:   •  14/5/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.017 Palavras (5 Páginas)  •  424 Visualizações

Página 1 de 5

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS

DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA

ENGENHARIA AMBIENTAL

GEOTECNIA AMBIENTAL

IMPACTOS AMBIENTAIS EM BACIAS HIDROGRÁFICAS

“BACIA DO CORRÉGO SANTO ANTÔNIO”

Discentes: Anne Karolina Rafael Vargas, Lucas Augusto Bessa e Barbara Souza Nascimento.

Docente: Dra. Maira Barberi.

Goiânia, 10 de outubro de 2014.

Sumário

1. Introdução

2. Objetivos

3. Bacia Hidrográfica do Córrego Santo Antônio

4. Aspectos Físicos

5. Aspectos Sócio/Econômicos/Culturais

6. Impactos Ambientais

7. Conclusões e recomendações

8. Bibliografia

Introdução.

A bacia hidrográfica é o elemento fundamental de análise no ciclo hidrológico, principalmente na sua fase terrestre, que engloba a infiltração e o escoamento superficial. Ela pode ser definida como uma área limitada por um divisor de águas, que a separa das bacias adjacentes e que serve de captação natural da água de precipitação através de superfícies vertentes. Por meio de uma rede de drenagem, formada por cursos d’água, ela faz convergir os escoamentos para a seção de exu tório, seu único ponto de saída. Isso significa que a bacia é o resultado da interação da água e de outros recursos naturais como: material de origem, topografia, vegetação e clima. Assim, um curso d’água, independentemente de seu tamanho, é sempre o resultado da contribuição de determinada área topográfica, que é a sua bacia hidrográfica.

A água tem sido a centralizadora das atenções mundiais nos últimos anos, gerando diversas discussões sobre a utilização dos recursos hídricos, como: umamelhor gestão e uma melhor adequação desses recursos tão escassos. Os sistemas aquáticos, apesar de importantes para a manutenção da vida, vêm sofrendo, devido às ações humanas, um processo acelerado de deterioração das suas características físicas, químicas e biológicas, que por sua vez, resultou na atual crise mundial, na qual grande parte da água doce do planeta apresenta algum tipo de contaminação, acarretando efeitos nocivos para a população em geral. Tal preocupação é devido ao fato de tais recursos estarem ligados a impactos ambientais, como: ocupação do solo indevida, uso indiscriminado da água, desmatamento de matas ciliares, sedimentação, assoreamento, construção de barragens, desvios de cursos d’água, erosão, salinização, contaminação, impermeabilização, compactação, diminuição da matéria orgânica dentre outras degradações, têm contribuído para o desaparecimento de rios e lagos, afetando profundamente o ciclo da água e o clima.

Objetivos

Demonstrar os impactos ambientais em bacias hidrográficas através de uma analise realizada na bacia hidrográfica do córrego Santo Antonio, considerando os aspectos físicos da região, aspectos sócio/ econômicos/ culturais, aspectos antrópicos e os impactos ambientais que ocorreram ou podem ocorrer no decorrer do tempo e das ações encontradas. A partir da análise dos dados elaborar uma reflexão sobre as perspectivas futuras nas diferentes situações possíveis. Qual o papel que os diferentes atores sociais podem assumir no gerenciamento de bacias hidrográficas com vistas a uma proposta de desenvolvimento sustentável de forma a minimizar os problemas identificados.

Bacia Hidrográfica do Córrego Santo Antônio

A baciado Córrego Santo Antônio, tem aproximadamente 157,39 Km2, ocupando 53,90% da área do município de Aparecida de Goiânia – Goiás, a área é caracterizada por conter o maior número de impactos ambientais negativos de todo o município, predominando os processos erosivos lineares, sulcos, ravinas e voçorocas, o que vem causando prejuízos socioeconômicos e alterando a qualidade ambiental do município.

3.1. Aspectos físicos

A área apresenta uma

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (52 Kb)   docx (14.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com