TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Características das políticas sociais brasileiras no período de 1960 a 1980

Pesquisas Acadêmicas: Características das políticas sociais brasileiras no período de 1960 a 1980. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/5/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  612 Palavras (3 Páginas)  •  344 Visualizações

Página 1 de 3

SUMÁRIO

1. Introdução.............................................................................................................

2.Desenvolvimento....................................................................................................

2.1Características das políticas sociais brasileiras no período de 1960 a

1980.........................................................................................................................

2.2 Posturas do serviço social frente às políticas sociais.........................................

2.3Como compreender o comportamento do grupo no período de 1960 à 1980....

3.Conclusão.............................................................................................................

6. Referências.........................................................................................................

INTRODUÇÃO

DESENVOLVIMENTO

As políticas sociais são de suma importância para o desenvolvimento de uma nação, pois é através delas que se garantem criam e estabelecem leis que possam a vir amenizar as mazelas enfrentadas pela população.

No decorrer da história da sociedade Brasileira, muito se conquistou no campo das políticas sociais, através da luta das classes trabalhadoras e mais desprovidas da população. Também podemos citar o empenho das mulheres que também tiveram a sua parcela de contribuição na construção das políticas sociais brasileiras.

Segundo Ednéia Maria Machado: “ Em si mesma a política social é uma política de garantia de direitos sociais e de estabelecimento de um sistema de proteção social para que as pessoas possam se manter, e sobreviver, usufruindo em algum grau da riqueza socialmente produzida”. Isto significa o reconhecimento da necessidade de proteção dos indivíduos. Assim, em caso de velhice, desemprego, doença etc., as pessoas podem contar com um sistema de proteção social.

Nas décadas de 1960 à 1970, apesar da promessa de desenvolvimento, o povo brasileiro conviveu com a queda dos salários, crescentes desigualdades sociais e silenciamento de suas reivindicações.

No ano 1980, com o crescimento do nivel de pauperização de parte da população que já se encontrava a margem do processo e registrava-se niveis alarmantes de mortalidade infantil e miséria absoluta e desnutrição. Dessa forma o governo viu-se obrigado a criar diversos programas institucionais buscando assim atender as necessidades da população.

Tambem ocorreram lutas intensas com o objetivo de redemocratizar o país, pois o povo brasileiro ansiava por seus direitos sociais básicos: saúde, educação, assistência social, habitação, entre outros.

Mas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com