TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cepal

Tese: Cepal. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/3/2014  •  Tese  •  560 Palavras (3 Páginas)  •  292 Visualizações

Página 1 de 3

Aula tema 02: Escreva um texto resumindo os temas e propostas atuais do CEPAL para o Brasil.

A Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL) foi criada em 25 de fevereiro de 1948, pelo Conselho Econômico e Social das Nações Unidas (ECOSOC), e tem sua sede em Santiago, Chile.

A instituição CEPAL é uma das cinco comissões econômicas regionais das Nações Unidas (ONU) que foi criada em 1948 para auxiliar a região latino-americana no desenvolvimento econômico,para assessorar as ações encaminhadas para sua promoção e contribuir para reforçar as relações econômicas dos países da área, tanto entre si como com as demais nações do mundo. Nos anos recentes a CEPAL tem-se dedicado particularmente ao estudo dos desafios que propõe a necessidade de retomar o caminho do crescimento sustentado, assim como a consolidação de sociedades plurais e democráticas. No marco da proposta geral, conhecida como transformação produtiva foram consideradas questões tais como o papel da política social; o tratamento dos aspectos ambientais e demográficos e a estratégia educativa; a necessidade do progresso técnico para inserir-se de maneira competitiva no âmbito global, consolidar a estabilidade das economias da região e dinamizar seu processo de expansão.

Para o Brasil a instituição CEPAL visa políticas direcionadas à promoção do desenvolvimento econômico como melhoria na inovação tecnológica, na saúde publica, na educação, na qualificação das empresas em especial nas indústria, entre outras.

É através da produção de conhecimentos que um país cresce, aumentando sua renda e a qualidade de vida das pessoas. Embora o Brasil tenha avançado neste campo nas últimas décadas, ainda há muito para ser feito. Apesar do crescimento verificado nos últimos anos da inovação tecnológica o Brasil ainda existe grandes passo para serem seguidos no ramo tecnológico,pesquisas constante para melhor desenvolvimento ¸mas o Brasil tem uma grande caminhada pela frente ainda...

O Brasil no ramo da saúde é uma das partes mais afetadas nos dias de hoje, a precariedade e a falta de investimentos nesta área traz grandes problema.Hospitais superlotados, falta de medicamentos, médicos qualificados, são muitos fatores que poderíamos falar, mas na verdade necessitamos de um melhor governo, investimentos mais intensivos nesta área, a população necessita de maiores cuidados,para sermos um pais desenvolvido se vai um longo processos.

O Brasil e seus vizinhos na America do Sul - Sumario Executivo, o aumento da pressão competitiva dentro do sistema mundial, foi provocado, inicialmente, pela estratégia imperial que os EUA adotaram em resposta à sua “crise de hegemonia” da década de 1970. E, depois da década de 80, esta pressão competitiva cresceu ainda mais, alimentada pela expansão vertiginosa da China, pelo aumento do número de estados independentes, e pela a globalização definitiva do sistema interestatal capitalista, depois de 1991, a “explosão expansiva” que se seguiu projetou o poder destas unidades mais competitivas para fora delas mesmas, ampliando simultaneamente, as fronteiras deste “universo em expansão”.

Atualmente, o Brasil se destaca em vários segmentos: é o segundo maior exportador de produtos alimentícios, um dos maiores produtores de petróleo e minerais e o quinto maior

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com