TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Choques Elétricos E Primeiros Socorros

Pesquisas Acadêmicas: Choques Elétricos E Primeiros Socorros. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/1/2015  •  1.075 Palavras (5 Páginas)  •  249 Visualizações

Página 1 de 5

Choques Elétricos

e Primeiros Socorros

O choque elétrico é a passagem de uma corrente elétrica através do corpo, utilizando-se o como um condutor, e fluindo neste entre dois pontos. Esta passagem de corrente pode não causar nenhuma conseqüência mais grave além de um susto, porém pode também causar queimaduras, fibrilação cardíaca ou até mesmo a morte, dependendo da diferença de potencial e da resistência elétrica entre os pontos sobre o qual se aplica a voltagem.

Corrente elétrica é o movimento ordenado de partículas portadoras de carga elétrica. Se observarmos microscopicamente, podemos ver que essas partículas na verdade estão em movimento desordenado, pois elas possuem movimento aleatório em razão da agitação térmica a qual estão submetidas.

Planejar e executar uma instalação elétrica é tarefa para um profissional capacitado. A qualidade dos componetes elétricos é de fundamental importancia, pois a utilização de componentes elétricos de má qualidade pode causar acidentes que podem até tirar a vida de pessoas.

A sensação de choque elétrico surge com correntes elétricas de intensidades superiores a 1 mA. Com correntes superiores a 10 mA os músculos se contraem, o que dificulta, por exemplo, o pulo (salto). Correntes próximas de 20 mA tornam difícil a respiração, podendo cessar com correntes que chegam a 80 mA. As correntes elétricas que chegam a matar são aquelas cuja intensidade está compreendida na faixa entre 100 e 200 mA. Próximo dos 100 mA as paredes do coração executam movimentos descontrolados, isso é chamado de fibrilação. As correntes que chegam a ultrapassar os 200 mA não são tão perigosas quanto as de 100 mA, pois as contrações musculares do coração são tão violentas que o coração fica paralisado, fato esse que acaba aumentando a possibilidade de sobrevivência de um ser humano.

Ao contrário do que muitos pensam, as correntes elétricas mais perigosas são aquelas que têm intensidades relativamente mais baixas, podendo ser obtidas em eletrodomésticos comuns que funcionam a 110 V e 220 V. Correntes mais intensas podem provocar desmaios e fortes queimaduras, porém não chegam a matar de imediato. O socorro a uma vítima de choque elétrico deve ser rápido, começando pelo corte da tensão elétrica, caso não seja possível cessar a mesma deve-se retirar a pessoa do local com um material que seja isolante como, por exemplo, materiais plásticos. Feito isso é necessário chamar os bombeiros, que são pessoas altamente preparadas para esse tipo de socorro.

Ao se falar da área de contato com o circuito energizado, quanto maior for a área, maior será a corrente de choque e, consequentemente, maiores os danos. Quando a área de contato é muito pequena, a densidade de corrente será grande, o que produzirá queimaduras na região.

Quanto à duração do choque elétrico, maiores serão os danos quanto maior for o tempo que este persistir.

A força física do corpo em questão também diferencia os danos. Homens tem efeitos distintos de mulheres e crianças. A corrente de largar é a intensidade de corrente que uma pessoa pode tolerar ao segurar algo eletrizado. Em corrente alternada de 50/60Hz (tomadas), mulheres suportam até 10 mA e homens 16 mA. Em corrente contínua (bateria de carro), 51 mA para mulheres e 76 mA para homens.

Há dois tipos de choque elétrico, o choque estático e o choque dinâmico. Choque estático é produzido por eletricidade estática, cuja duração é pequena, podendo não provocar efeitos danosos ao corpo.Como exemplo podemos citar as linhas de distribuição e transmissão desligada. Já o choque dinâmico surge pelo contato direto da pessoa com a parte energizado da instalação, durando enquanto permanecer o contato e a fonte de energia estiver ligada. As consequências podem ser pequenas contrações ou até lesões irreparáveis. Alguns exemplos são as instalações domésticas e descargas atmosféricas (raios – direta ou indiretamente).

Existem algumas condições de tensão que favorecem os acidentes por choque elétrico, que são:

• Tensão de toque: é a tensão elétrica existente entre os membros superiores e inferiores de um indivíduo, quando o mesmo toca em equipamento com defeito na isolação ou na parte nua de um condutor energizado.

• Tensão de passo: é a tensão elétrica entre os dois pés de um indivíduo quando o mesmo está no solo próximo de um local com vazamento de corrente elétrica para a terra, provocado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com