TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Chuva Acida

Trabalho Universitário: Chuva Acida. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/3/2014  •  794 Palavras (4 Páginas)  •  325 Visualizações

Página 1 de 4

Chuva ácida

Introdução

Uma grande mancha ácida está-se a espalhar sobre o planeta. Chuva, neve, nevoeiro e névoa, poluídos pelos gases libertados pelas fábricas e automóveis estão a ser transformados em ácidos. Esta tem desgastado gradualmente o meio ambiente afectando várias regiões em quase todos os continentes. As florestas estão a morrer, os solos estão a tornar-se ácidos, a vida animal está a desaparecer e as colheitas a diminuir. Os lagos deixam de ter seres vivos com o aumento dos níveis de acidez.

Devido aos fumos ácidos o nosso mundo está a morrer. A chuva ácida ao longo do tempo tem-se agravado e agora é quase um dos mais sérios problemas do meio ambiente. Os cientistas embora conheçam as causas da chuva ácida não sabem como afecta tanto o ambiente.

O que são?

As chuvas ácidas são as precipitações que ao contrário das normais, têm características ácidas, ou seja, pH mais baixo do que a água pura. Estas chuvas são prejudiciais para as plantas, animais e edifícios. Maioritariamente são causadas por emissões de azoto (N2) e enxofre (S), compostos que reagem na atmosfera produzindo ácidos. Podem ser de origem natural, ex: actividade vulcânica, ou de antropogénica, ex: fábrica.

Grande parte dos poluentes atmosféricos sofrem reacções na atmosfera dando origem a ácidos que regressam à superfície terrestre sobre duas formas: deposição húmida e deposição seca. A deposição húmida apresenta-se em forma de chuva, neve etc. e a deposição seca através de gases ácidos e partículas.

Tal como as secas, as deposições podem causar danos no ambiente de várias maneiras. Conseguem-se infiltrar no solo, e assim causar danos no ambiente de várias maneiras, nomeadamente prejudicar as plantas e as colheitas. Escoando-se para os rios e lagos, poluem a água potável, destroem a fauna e a flora aquática. Observam-se consequências também em muitas construções de mármore.

A Natureza é responsável por uma parte do SO2 existente na atmosfera. Por outro lado, muitos são metais que existem combinados com o enxofre. A extracção desses metais envolve o aquecimento do sulfureto metálico e a consequente libertação para a atmosfera do SO2 por exemplo:

Os monumentos são uma das formas mais visíveis. Na cidade, os monumentos estão a ser danificados. Alguns cientistas chamam “lepra da pedra” a esta corrosão.

Isto acontece porque os ácidos dissolvidos na água vão originar a corrosão do calcário e do mármore (CaCO3). Pode ser traduzida por esta equação:

Causas da Poluição

Esta parte que vamos falar agora também está relacionada com as chuvas ácidas, pois é por causa da poluição que ocorrem as chuvas ácidas.

A poluição atmosférica provoca alterações nas características físicas, químicas e biológicas do ar com consequências para os ecossistemas e para o ser humano.

Esta causa está directamente ligada à chuva ácida, pois os gases que se acumulam na atmosfera vão alterar a composição química da chuva, que por sua vez se torna ácida.

O azoto na forma gasosa com o azoto em combustível reagem originando óxido de azoto enquanto que o enxofre e o gás oxigénio reagem formando dióxido de enxofre, que por sua vez, os dois (óxido de azoto e dióxido de enxofre) reagem alterando-se na atmosfera e que faz se tornarem ácidos. É isso que traduz o diagrama seguinte:

Fontes de Poluição

Em primeiro

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com