TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciencia No Setimo Ano

Trabalho Universitário: Ciencia No Setimo Ano. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/10/2013  •  243 Palavras (1 Páginas)  •  275 Visualizações

as etapas, denominadas fase clara e escura.

Fase Clara

A fase clara, também é conhecida como luminosa ou fotoquímica e é a fase dependente da luz solar.Nessa fase existe uma dependência da participação das clorofilas e é quando ocorrem a fotólise da água e a fotofosforilação cíclica e acíclica.

Em 1937, R. Hill estudava a fotossíntese, trabalhando com cloroplastos isolados. Ele verificou que quando os cloroplastos eram iluminados e na presença de água, não havia liberação de oxigênio. Isso só ocorria se, além de água e luz, os cloroplastos fossem colocados num meio ond havia substâncias receptoras de hidrogênio. Hill determinou que na etapa da fotossíntese havia fotólise da água com liberação de oxigênio.

Fase escuro

Além das reações já explicadas da fase clara, outras estão ocorrendo, a nível do estroma do cloroplasto. Nestas outras reações, o gás carbônico será utilizado para a produção de glicose (ficação do carbono em moléculas orgânicas). Essa fase é denominada fase escura, pois podem ocorrer na ausência de luz. Porém, essa denominação não é correta, pois alguns estudos comprovam que a luz é necessária para a ação das enzimas que atuam diretamente nas reações da fase escuro, também chamada etapa química da fotossíntese.

Nessa fase, são utilizadas as substâncias produzidas na fase claro, explicitando a dependência indireta da fase escura da luz.

Nessa etapa, a energia química produzida (ATP) será utilizada para a produção da glicose, e as reações envolvidas nesse processo são inúmeras e dependentes de uma série de enzimas presentes no cloroplasto.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com