TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciencias

Ensaio: Ciencias. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/10/2014  •  Ensaio  •  201 Palavras (1 Páginas)  •  125 Visualizações

Aluno:

1) Analisando a história da universidade no Brasil, aponte em que época iniciou-se o processo de transformação do ensino superior para a condição de universidade. Comente em que condições este fenômeno educacional aconteceu.

R: O processo de transformaçao do ensino superior para a condiçao de universidade da-se inicio na Era Vargas, após 1930. Estefenômeno educacional surge por causa da decorrência da industrialização e urbanização.

2) Os institutos e faculdades isoladas podem prescindir da pesquisa e da extensão, valendo-se apenas do ensino para exercer sua função educativa. Assim, responda: quais condições ou qualidades são imprescindíveis para que se defina uma instituição de ensino como universidade? Que vantagens (estas condições) asseguram ou proporcionam a quem estuda em uma universidade?

R: O desenvolvimento da pesquisa e extensão, além do ensino. Desenvolvendo dessa forma o contato sistemático com a cultura universal através doensino, produzir, ampliar e diversificar esta cultura através da pesquisa e disseminar esses conhecimentos com a comunidade através da extensão.

3) Comente objetivamente sobre os dois modelos de ensino superior que se configuram no Brasil.

R: Neonapoleônicas- são unidades isoladas destinadas a formação de técnico- profissional dando ênfase ao ensino.

Neohumboldtianas- são voltadas para aformação de profissionais pesquisadores com sua estrutura ligada a projetos, entre outros.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com