TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciencias

Resenha: Ciencias. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/12/2014  •  Resenha  •  526 Palavras (3 Páginas)  •  194 Visualizações

Página 1 de 3

Historico,

Faz parte da natureza humana transformar coisas desde do tempos pre- históricos , a civilização humana tem convertido matérias- primas em produtos acabados . Este é um fenômeno que normalmente envolve uma serie de elementos, entre eles um mínimo de coordenação e controle das atividades. Gereciar essas operações , mesmo que a forma primaria , faz parte também da natureza humana , uma vez que a civilizacao evoluiu por causa da especialização e do caracter colaborativo dos seus membros .

Muito antes surgimento dos termos “gestão” ou “Engenharia de Producao”, o homem já procurava organizar os recursos para fazer seus produtos ou prestar servicos da forma mais racional possível.

Um dos registros mais antigos de produção gerenciar data 5ooo a.c monges sumérios já contabilizaram os seus estoques , empréstimos e impostos resultantes de suas transações comerciais .(Sousa, 2004.)

Apesar de outros indícios de gerenciamento por parte dos egípcios , romanos, gregos e chineses, ao longo dos últimos milênios , a ciência da gestão operações so aflorou de forma mais consistente e organizada a partir a Revolução Industrial , mais especificadamente a partir de meados do século xIx. A partir dai esse conhecimento se desenvolveu de forma exponencial. A figura 3.1 ilustra o desenvolvimento desse conhecimento ao longo do milênio.

O processo deixou de ser artesanal para ser industrial. Um processo industrial pode ser definido como conjunto de decisões e ações planejadas para transformar matérias –primas em produtos com valor no mercado.

Frederick Taylor (1856-1915), considerando por muito como pai da Engenharia de Producao foi talvez o primeiro a estudar sistematicamente p processo industrial de produzir e entender a clara separação entre o trabalho dos gerentes e dos trabalhos das linhas de produção. Ele considera que os gerentes deveriam entender bem o processo produtivo.

Caberia aos gerentes identificar as tarefas necessárias a produção , projetar os trabalho , dividir as tarefas entre os trabalhadores, definir os movimentos necessários a dada operação, definir o ritmo de produção e verificar o trabalho estava saindo da forma como planejado.

Por outro lado, ele entendia que restava aos operários e execução das operações planejadas sem questionar ou modificar o planejamento detalhado feito pelos gerentes .

Na sua forma de pensar , essa era simplesmente a melhor maneira como cada um executaria o trabalho para qual estava mais qualificado, levando a uma maior eficiência da organização .

Isso representou um entendimento básico para a Engenharia De Produção:Planejar o trabalho e executar são tarefas distintas .

Isso e extremamente importante : independente de as tarefas serem feitas por pessoas diferentes ou pela mesma pessoa , planejar antes de executar leva sem duvida maior eficiência , tornando o trabalho mais fácil e produtivo.

Taylor ,no entanto , foi além da simples separação entre o planejamento e execução.

Ele separou essas atividades em cargos distintos sendo assim a visão de Taylor , quem planeja não executa faz apenas o trabalho “Brasal”, não sendo responsável por qualquer planejamento.

Isso foi um grande erro de Taylor que acabou se programando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com