TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciencias

Dissertações: Ciencias. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/3/2015  •  434 Palavras (2 Páginas)  •  186 Visualizações

Página 1 de 2

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

Avaliação a Distância (AD)

Disciplina: Interesses Difusos e Segurança Pública

CursoProfessor:

Nome do aluno:

Data: 13/10/2014.

Orientações:

 Procure o professor sempre que tiver dúvidas.

 Entregue a atividade no prazo estipulado.

 Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.

 Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

Questão 1 - Especialista afirma que ocupação desordenada pode causar novas tragédias

(Iara Farias Borges / Agência Senado)

A ocupação urbana indiscriminada, com construção em áreas de risco, foi um dos principais fatores para a ocorrência da tragédia na Região Serrana do Rio de Janeiro. A opinião é do especialista em geotecnia André Pacheco Assis, que participou nesta quinta-feira (20) da reunião da Comissão Representativa do Congresso Nacional convocada para debater a tragédia causada pelas chuvas intensas no Sudeste.

Segundo André Assis, representante da Associação Brasileira de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica (ABMS) e professor da Universidade de Brasília, obras construídas e apoiadas em materiais geológicos não recomendados, associadas às atividades climáticas, poderão resultar em mais tragédias. Para ele, o planejamento territorial urbano com mapeamento das áreas de risco e a proibição de construção nessas áreas evitariam catástrofes. Ele também sugeriu a instalação de centros de prevenção nos municípios.

O especialista lembrou que, depois das enchentes em Joinville (SC) e dos deslizamentos em Angra dos Reis (RJ), nos últimos anos, a ABMS elaborou documentos apontando as causa dos desastres e propostas para evitá-las. André Assis garantiu que existe tecnologia disponível para minimizar os desastres climáticos, apesar de não ser possível evitá-los. Ele disse ainda que algumas cidades estão integralmente situadas em áreas de risco. Por isso, devem ser usadas todas as soluções possíveis para minimizar os problemas, muitas vezes gerados pela ação humana.

- Tem solução? Tem. Há soluções técnicas para minimizar as consequências dos desastres. Em momento de dor, se fala muito, mas quando o sol volta e o céu fica azul não existe ação política para evitar esse cenário - observou.

Após leitura do texto acima cite e discorra, em um texto dissertativo que tenha entre 15 e 30 linhas, sobre quais os princípios de direito ambiental deverão ser utilizados pelo Poder Público como ações de política pública preventiva nas áreas de risco. (10,0 pontos)

Lembre-se que você também pode consultar outras fontes além do livro didático, como artigos na internet que tratem sobre os temas abordados.

Observação: ao citar uma fonte em sua resposta, a mesma deve estar em

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com