TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciencias 8º Ano

Trabalho Escolar: Ciencias 8º Ano. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/4/2014  •  544 Palavras (3 Páginas)  •  968 Visualizações

Página 1 de 3

Trabalho de Ciências

Vitamina B2

Rio de janeiro, 28/03/2014

Professor (a): Cleane

Alunos: João Roberto, Matheus Rangel e Caio César

Turma: 8° ano B

Turno: Manhã

A vitamina B2 faz parte das vitaminas do complexo B. Ela também é conhecida como riboflavina. É de fácil absorção e não é armazenada pelo organismo (além de não ser sintetizada por ele), devendo ser reposta regularmente através da dieta ou pelo consumo de suplementos. Ela é obtida a partir de vegetais verdes (couve, brócolis, espinafre, repolho, agrião, entre outros), ovos, carne, leite, queijo, amêndoa, farinha de trigo, ervilha, grãos de cereais, semente de girassol, soja e frutos do mar. Determinados alimentos são enriquecidos com a riboflavina, como é o caso de pães e cereais.

Foi descoberta no fim do século XVIII, por Wynter Blyth, durante uma análise do leite de vaca, denominando-a de “lactocromo”. Posteriormente, outros nomes foram dado a esta vitamina, como lactoflavina, ovoflavina, hepatoflavina, verdoflavina e uroflavina, dependendo do material onde foi encontrada.

No organismo dos seres humanos, auxilia no metabolismo das gorduras, açúcares e proteínas, sendo importante para a saúde dos olhos, pele, boca e cabelos. Ela é essencial para a produção de dois co-fatores enzimáticos necessários para o funcionamento de diversas enzimas que atuam nas vias metabólicas do organismo.

Esta vitamina é usada como corante alimentar recebendo a denominação de E101 ou E101a (forma fosfatada). Ela é excretada pela urina, sendo que sua baixa ingestão pode resultar facilmente em uma deficiência. Esta, quando ocorre, causa lesões na mucosa da boca, rachaduras nos cantos dos lábios (queilose), gengivite com epistaxe, língua de coloração roxa, ardência dos olhos, pele seca, depressão, catarata, letargia e histeria. Inflamações na boca (língua vermelha e feridas no canto da boca). Além desses sintomas, relaciona-se também com doenças crônicas, como diabetes, doenças inflamatórias do intestino e infecções pelo vírus HIV.

Esta avitaminose também está relacionada com a síndrome oral-ocular-genital, do qual os sintomas clássicos são: estomatite angular, fotofobia e dermatite escrotal.

A intoxicação pela vitamina B2 é muito rara, pois quando são ingeridas altas doses, o risco de o intestino absorvê-la de forma significativa, é muito pequeno. A administração de doses tóxicas por injeção existe, porém normalmente o excesso é excretado junto com a urina.

Existem medicamentos que são antagonistas a esta vitamina, como é o caso da ouabaína, a teofilina, a penicilina, o ácido bórico, probenecide, a clorpromacina, as fenotiazinas, os barbitúricos, a estreptomicina e pílulas anticoncepcionais. No entanto, existem substâncias sinérgicas à riboflavina,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com