TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciencias Dos Animais

Dissertações: Ciencias Dos Animais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/9/2013  •  385 Palavras (2 Páginas)  •  262 Visualizações

Página 1 de 2

Antes de trabalhar o tema em sala, é importante estudar bem o assunto - para não passar informações erradas e poder responder com segurança às crianças o que elas perguntam. É óbvio que fazer pesquisas durante o trabalho para solucionar as dúvidas que surgirem e aprender algo curioso com a garotada é normal. Mas o básico você precisa saber. A começar por um pouco de história. Sabe por quê, desde quando e como os bichos são classificados do ponto de vista científico? Organizar, classificar e ordenar os animais é um meio de ter controle sobre eles - e há muito tempo o homem se dedica a essa tarefa.

A primeira proposta de classificação de que se tem notícia é do filósofo grego Aristóteles (384-322 a.C.). Como critério, ele considerava as características externas dos bichos e a utilidade deles para o homem. O resultado foi a divisão em vertebrados e invertebrados (respectivamente, aqueles que têm e não têm coluna vertebral). Embora ambos os conceitos sejam utilizados até hoje, Carlos de Godoy, consultor de Ciências da Móbile, alerta que essa é só uma divisão informal para facilitar o entendimento da organização. Ela não tem valor para a taxonomia, a ciência da classificação dos seres.

As categorias de classificação em vigor atualmente foram elaboradas no século 18 pelo cientista sueco Carlos Lineu (1707-1778). Ele criou as divisões reino, filo, classe, ordem, família, gênero e espécie. "Elas são organizadas em ordem decrescente: espécies com características em comum formam um gênero e diversos gêneros com semelhanças consideráveis constituem uma família e assim por diante", diz Marcio Cotomacci, pesquisador da Sangari Brasil, em São Paulo.

O trabalho realizado pela turma da Móbile tem a ver com o reino animal e com as classes dos répteis, peixes, anfíbios, mamíferos e das aves. Para sistematizar o conteúdo, Adriana montou uma tabela de dupla entrada (como a que ilustra esta reportagem). Ela listou os itens hábitat, respiração, locomoção e reprodução na primeira coluna e pediu que as crianças preenchessem cada uma das colunas seguintes com as informações referentes a um animal. Depois de muitas pesquisas, a professora ajudou a turma a aproximar os bichos com o maior número de características semelhantes. Para finalizar a tabela, apresentou o nome das classes dos animais. Dessa maneira, Adriana fez com que as crianças aprendessem participando do processo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com