TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciencias Naturais

Casos: Ciencias Naturais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/5/2014  •  1.064 Palavras (5 Páginas)  •  266 Visualizações

Página 1 de 5

RESUMO

As ciências naturais englobam todas as disciplinas que se dedicam ao estudo da natureza, estudam os aspectos físicos da realidade. Pode-se dizer que as ciências naturais estão relacionadas a tudo o que a natureza oferece e para compreendê-la é necessário ter um corpo docente preparado para entender todos os campos que fazem parte das ciências. É no ambiente escolar que os alunos encontra as respostas para entender as transformações que ocorrem no meio ambiente ou até mesmo no planeta, para isso os professores devem ser, além de educadores, estudantes pois as ciências naturais estão em constante evolução e temos que nos manter informados para acompanhar a realidade do meio que nos cerca.

Palavras-chave: Ciências naturais, professores, evolução.

1 INTRODUÇÃO

Para entender o mundo que nos rodeia, compreender a natureza, seja ela a humana ou ambiental, é necessário estudar ciências, que é a forma de conhecimento que o ser humano desenvolveu através da história para esclarecer e desvendar o mundo em que vivemos, além disso cada vez mais, a tecnologia esta presente na vida das pessoas e por isso ter o conhecimento cientifico é muito importante para estar preparado para encarar e vivenciar as questões contemporâneas que se apresentarão.

As ciências naturais se modificam ao logo do tempo e estudando ciências podemos conhecer seus métodos, procedimentos e técnicas para assim acompanhar a evolução de tudo o que nos rodeia, sendo assim a maneira de ensinar também é muito importante para o aprendizado do aluno, pois o professor é um permanente aprendiz sobre as novas descobertas das ciências e deve estar atento as novas metodologias de ensino para poder proporcionar aos alunos um ensino dinâmico e inovador, tendo em vista a complexidade e a diversidade que a ciências naturais apresentam.

2 O QUE ENSINAR EM CIÊNCIAS NATURAIS

“Aprender ciências é aprender a ler o mundo.” (BORGES; MORAES, 1998, p 14).

A humanidade desde sempre tenta entender como funciona a natureza. As ciências naturais têm permitido, através de seus instrumentos e métodos; conhecer a realidade externa bem além do alcance de uma mente individual e dos sentidos.

As ciências biológicas ocupam-se em observar, descrever, explicar e relacionar os diversos aspectos da vida no planeta e têm permitido ampliar e modificar a visão do homem sobre si próprio e sobre seu papel no mundo.

Vivemos numa sociedade onde a ciência está presente em toda a atividade humana: na saúde, na vida cotidiana, na moradia, etc. As ciências naturais está presente também no conhecimento cientifico, de outros seres vivos e de nos mesmos, tendo em vista a conplexidade crescente do mundo que nos rodeia.

As mudanças que ocorrem evolvendo a ciência podem interferir na vida humana, por isso é importante que todos os cidadãos tenham um conhecimento cientifico básico para poder aprender e se defender das aplicações incorretas que as vezes ocorrem nas ciências.

Segundo os parâmetros curriculares nacionais é importante que o professor tenha claro que o ensino de ciência não se resume a apresentação de definições cientificas, em geral fora do alcance da compreensão dos alunos. Definições são o ponto de chegada do processo de ensino, aquilo que se pretende que o aluno compreenda ao longo de suas investigações, da mesma forma que conceitos, procedimentos e atitudes também são aprendidos.

Baseando-se neste pressuposto, verifica-se a necessidade de incluir conteúdos que englobem todas as possibilidades encontradas no nosso dia a dia e que s relacionam com o conhecimento das ciências naturais. Assim é um dos propósitos básicos para o ensino das ciências é instrumentalizar o aluno, para que como cidadão possa tomar decisões sobre o uso da tecnologia, levando em confederação os benefícios ou prejuízos que possam trazer para a sociedade.

Freire (1996), diz que “ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua produção ou sua construção.” É assim

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com