TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciencias Sociais

Casos: Ciencias Sociais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/4/2013  •  1.760 Palavras (8 Páginas)  •  343 Visualizações

Página 1 de 8

Na sociedade é necessária a compreensão e participação do individuo dessa forma a cultura se torna única, lidamos no dia a dia com pessoas é o que torna o convívio social difícil, pois não há limites para o ser humano, por este motivo é importante que a cada dia inovar em relação ao comportamento social,sair da mesmice e avançar não só no conhecimento mas nas atitudes.

A influência da sociedade sobre nós é notável, a um termo identidade social que refere-se as características sobre o individuo por outras pessoas,por mais que o individuo seja livre para agir conforme pensa a opinião do outro muda a situação,infelizmente somos moldados de acordo com o que a sociedade preparou,nossa personalidade,os valores que temos o nosso comportamento são exemplos de como somos condicionados pela sociedade.

É necessário mostrar que a realidade do senso comum pode ser influenciada pelas idéias, contribuindo com a realidade cotidiana do mundo, a vida cotidiana não é uma garantia dada pela sociedade ela surge de aspecto particular como pensamentos e ações. Segundo o autor da obra a melhor técnica para atender a natureza da realidade é a fenomenologia, ou seja, a realidade se forma a partir de uma relação com o outro.

No sentido do livro refere-se à relação corpórea e materiais, onde a realidade das coisas existe por que são corpóreas exemplo ter em mente como saber reconhecer os semelhantes que se deparam ao longo da vida, outro exemplo da construção da realidade é o meio de comunicação que desempenha um importante papel no processo de construção de opinião, a opinião pública leva a contestação e transformação da realidade.

A ciência social ajuda na reflexão sobre a vida em sociedade, devido ao fato do homem ter nascido para viver na sociedade e ser o centro dela para ela o comportamento humano diante da sociedade é o fator que leva as evoluções, trazendo ao nosso cotidiano questionamento básico sobre nossa existência.

O acervo social do conhecimento inclui o conhecimento de minha situação e de seus limites. Por exemplo, sei que sou pobre, que, por conseguinte não posso esperar viver num bairro elegante. Este conhecimento está claro, é partilhado tanto por aqueles que são também pobres, quanto por aqueles que se acham em situação mais privilegiada. A participação no acervo social do conhecimento permite assim a “localização” deles de maneira apropriada. Isso não é possível para quem não participa deste conhecimento, tal como os estrangeiros, que não pode absolutamente me reconhecer como pobre. Talvez porque os critérios de pobreza em sua sociedade sejam inteiramente diferentes. Como posso ser pobre se uso sapatos e não pareço estar passando fome? (Berger; Luckmann, 2006, Pags. 62 e 63)

Segundo o autor o ser humano se relaciona com o ambiente natural, mas também com uma ordem cultural e social especifico na qual já está feita antes dele chegar.

O organismo humano mesmo com limites fisiológicos manifesta uma imensa plasticidade nas suas respostas às forças ambientais que atuam sobre eles. Aqui o autor fala da plasticidade do homem, o homem tem sua natureza, mas também a constrói e ainda se produz a si mesmo.

Por exemplo, O que faz do homem dono dele mesmo é a capacidade de plasticidade (adaptação) que ele tem, ele quando nasce é envolvido em um contexto social que já existe repleto de valores e mesmo assim ele dá sua contribuição.

Institucionalizar é fazer algo tornar-se habito em determinada cultura cujo damos o nome de típico. Presume-se que ações do tipo X sejam realizadas por sujeitos do tipo X. Deve-se saber que o caráter controlador é algo puro da institucionalização. As tipificações são expressas em padrões específicos de consultas. Exemplos: formamos um conceito sobre como algo deve ser e inserimos em um tipo para depois ficar mais fácil consultar como deve ser. Esse exemplo acima é chamado no livro de processo tipificador.

O processo tipificador é o mediador entre ideias e cotidiano. É como se esse processo fosse um banco de dados onde armazeno as ideias de como as coisas são concretamente falando.

Segundo o autor a sociedade é um produto humano, a realidade é uma realidade objetiva e o homem é um produto social.

Esta realidade chega à nova geração por meio da tradição. Ou seja, somos colocados no meio dessa realidade, nós não temos a opção de não entrar nela. Não estamos afirmando que há pré-determinismo, ou seja, que as coisas vão acontecer assim ou assado independente da minha vontade, o que está sendo colocado é que o sujeito já nasce numa realidade institucionalizada com tipificações que dizem como as coisas devem ser.

Sedimentação e Tradições ocorrem quando vários indivíduos compartilham de uma biografia em comum. A linguagem é o repositório de agregados de sedimentação coletivo que podem ser adquiridas por meio de acontecimentos, ou seja, como totalidades coesas. Exemplo disso é a pobreza que forma grupos coesos.

O trabalho leva ao consumismo, quanto mais o individuo trabalha mais ele consome, o personagem do filme trabalhava demais, comprava muita coisa que no final se deu conta da insignificância delas, pois a sua saúde que era o principal ele esqueceu,sua família não era mais importante passou a respirar trabalho,o meio social força uma situação em relação ao consumo de tal forma que as pessoa se sente na obrigação de ter,comprar,

A sociedade urbana atual tem as atividades como centro da organização social, o trabalho e o consumo é realidade das condições materiais e ate mesmo condições ideais e valorativa,na vida as cidades nos impõe um determinado modelo de trabalho e um certo padrão de consumo.

O trabalho é um conjunto de atividades humanas, manuais ou intelectuais visando a produtividade e melhora de vida,o desejo da maioria é encontrar um bom emprego pois as oportunidades de vida é melhor e em busca desta melhora as pessoas passam mais tempo no ambiente de trabalho do que em casa,a conseqüência de toda esta rotina torna as pessoas intolerantes e stressadas,não é o trabalho que acaba com as pessoa e sim as preocupações,porem o ser humano se desgasta tornando a vida difícil.

O consumo é uma das principais conseqüências da globalização, o fato é que o ser humano não sabe diferenciar o demasiado do necessário, infelizmente a mídia vem manipulando a sociedade acerca do consumo excessivo, as pessoas não consegue se controlar e abusa do consumo exagerado.

Em uma sociedade existe unidade de língua, cultura e seus membros obedecem a lei, costumes e tradições assim como toda humanidade podem ser considerada como uma única sociedade.

A classe operária vai ao paraíso embora o tema não

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com