TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciencias Sociais

Pesquisas Acadêmicas: Ciencias Sociais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/5/2013  •  386 Palavras (2 Páginas)  •  385 Visualizações

Página 1 de 2

No topo das organizações encontra-se o nível institucional que elabora o planejamento estratégico. Esse é o carro-chefe do planejamento empresarial. Ele, através de uma profunda análise dos aspectos internos e externos, determina o rumo a ser seguido pela empresa para os próximos anos e chefia a alocação de recursos. É por ser complexo que a responsabilidade pela elaboração desse planejamento fica a cargo da alta administração da empresa. Estar ciente dos pontos fortes e fracos da empresa, das ameaças e oportunidade e da conjuntura econômica é a competência mínima necessária para se alcançar os objetivos de longo prazo. Afinal, a implantação das diretrizes propostas pelo planejamento estratégico, por ter característica de irreversibilidade, pode comprometer a sobrevivência da empresa.

Todavia, de forma isolada, o planejamento estratégico é insuficiente para movimentar uma empresa. O estabelecimento de objetivos de longo prazo não apresenta ações imediatas que operacionalizem o processo. A ausência desses aspectos é suprida com o desenvolvimento e implantação dos planejamentos táticos e operacionais de forma integrada.

Os planejamentos táticos focalizam-se em otimizar determinada área da empresa e não a empresa como um todo. Portanto, trabalha com decomposições dos objetivos, estratégias e políticas estabelecidas pelo planejamento estratégico. O planejamento tático é desenvolvido em níveis organizacionais intermediários, tendo como principal finalidade a utilização eficiente dos recursos previamente fixados no plano estratégico. Difere basicamente do planejamento estratégico por compreender prazos mais curtos, ter uma menor abrangência, apresentar riscos menores e, portanto, ser mais flexível e passível de reversão.

A fase final do processo de planejamento consiste em formalizar o plano pretendido, através da criação de metodologias de desenvolvimento. Essa responsabilidade fica a cargo do planejamento operacional que, em suma, elabora o plano de ação que será aplicado no dia-a-dia da empresa. Esse planejamento contabiliza os recursos necessários para desenvolvimento e implantação, apresenta os procedimentos básicos a serem adotados, os responsáveis pela implantação e execução e os produtos finais esperados. Sempre obedecendo a métodos, orçamentos predefinidos e cronogramas. Em critério de comparação, o planejamento operacional compreende prazos ainda menores, tem menor abrangância, apresenta riscos menores e maior flexibilidade em sua execução do que o planejamento tático.

Obs: Esta publicação é uma pequena síntese dos principais tipos de planejamentos organizacionais. Foi minha primeira contribuição como acadêmico, espero que sirva como apoio para alguém.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com