TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciencias Sociais

Trabalho Escolar: Ciencias Sociais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/3/2015  •  2.874 Palavras (12 Páginas)  •  169 Visualizações

Página 1 de 12

Idevaldo Alves Costa Ra-431332

Danivia Cristina do Nascimento Silva Ra-417822

Nivea Maria Vale da Silva Ra-412228

Marcio Leno Souza da Luz Ra-437765

Wilma Alencar Ra-420912

Thais Karine Bastos Damasceno Ra-413980

ATPS- Ciências Sociais

Professor de Ensino a Distância – Profª. Mariciane Moraes Nunes

Professor Tutor Presencial – Profª. Gleice Carvalho Fernandes

Ananindeua-PA

2013

PREFÁCIO

As teorias e os procedimentos metodológicos propostos pelos cientistas sociais apresentam especificidades importantes e sempre são elaborados e desenvolvidos no contexto de profundas mudanças econômicas, políticas e culturais. Os pensamentos, pressupostos e teorias dos cientistas sociais estão repletos da marca do contexto histórico. Subentende-se que o pensamento dos autores não emerge de uma genialidade nata, mas ele é construído no seio das trajetórias pessoais e acadêmicas, que acontecem sob uma conjuntura social, política e econômica singular. O pensamento de um autor surge do diálogo crítico que estabeleceram com outros autores e pensamentos prévios, diálogo que pode ser de influência, confrontação, oposição, descendência intelectual, descendência familiar ou mesmo de amizade. O que surge dessa relação é uma síntese que supera os pensamentos originais, mas que não é nem melhor nem pior que sua origem, pois que as novas teorias se constituem de conservações de postulados originais.

SUMÁRIO

Introdução._____________________________________4

O que é cultura._________________________________5

Eelementos básicos numa cultura____________________5

Relação trabalho, consumo e sociedade._____________7

Divergencias sociais______________________________8

Pajerama_______________________________________9

Conclusão______________________________________11

Referências Bibliográficas________________________12

1. Introdução

O que é ciência social e para que serve?

As ciências sociais são métodos e teorias científicas que representam tudo que esta relacionado ao ser humano, suas características individuais e coletivas, suas crenças e modos como cada indivíduo e culturas diferentes veem e como reagem a essas diferenças. O principal objetivo das ciências sociais é entender o ser humano e suas particularidades a fim de fornecer suporte para que cada indivíduo ou grupo de indivíduos aprendam a compartilhar de seus conhecimentos e respeitar suas diferenças.

Estudando essas ciências podemos caracterizar o indivíduo e dar o conceito do que é esse ser, e quais suas particularidades individuais, como se comporta em cada ambiente onde é inserido e suas diferentes culturas que são inerentes a cada grupo social e varia de acordo com a região, costumes e normas de cada grupo cultural não podemos esquecer que dentro do mesmo grupo de cultura os indivíduos tem suas características individuais. Nos processos de socialização e individualização a linguagem é um fenômeno primeiro, até o pensamento depende de uma estrutura linguística que expresse sentimentos, dúvidas ou conceitos. "só se pode pensar se se recebe uma linguagem" (Castoriadis, 1978: 137). Neste sentido, a linguagem é conformadora da ação e elemento da cultura, expressa o visível do invisível de uma sociedade e das culturas.

2. O QUE É CULTURA?

Para as ciências sócias cultura não e quando alguém quer dizer algo intrínseco ao ser humano, que só e humano porque possui cultura, logo todos os grupos e comunidades humanas tem sua própria cultura. Não há cultura melhor ou pior que a outra, não podemos fazer juízo de valor sobre determinada cultura, nos apenas vemos a outra cultura do ponto de vista da nossa própria cultura. Os pontos positivos e negativos da outra.

Existem as diferenças culturais, por exemplo: a cultura do Branco, do Índio, do Negro, do Missigenado, do Latino Americano, do Norte Americano, do Europeu, do Asiático etc, não são melhores umas das outras, são apenas diferentes, cada uma com seus próprios valores e costumes, servindo para diferir uma sociedade da outra.

A cultura é o principal meio pelo qual o ser o humano adquire conhecimento necessário a sua vida física e social.

2.1 ELEMENTOS BÁSICOS NUMA CULTURA

Toda cultura é um conjunto de crenças, conhecimentos e ideias sobre a natureza da vida concepções coletivas sobre o que é bom, ruim, certo, errado, que influenciam o comportamento das pessoas e servem como critérios para avaliar as ações alheias. As normas são as regras que determinam o que pode e o que não pode dentro de determinada cultura. Dentro as normas existem punições, cada transgressão, as normas e regras serão punidas de acordo com as tradições culturais de cada País ou região cultural, onde o que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.7 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com