TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciencias Socias

Resenha: Ciencias Socias. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/5/2014  •  Resenha  •  220 Palavras (1 Páginas)  •  127 Visualizações

Com base em leituras de alguns artigos, ficou claro perceber grandes mudanças nos aspectos pertinentes na relação biblioteca x bibliotecário. E como o bibliotecário lida com estas mudanças em relação ao bibliotecário x usuário e biblioteca x usuário.

A primeira barreira a ser quebrada é o bibliotecário achar que a informatização está competindo o mesmo espaço da sua profissão. Após desenvolver isso no contexto social do profissional bibliotecário e capacitar este profissional, vem a questão da disseminação e socialização da Tecnologia da Informação nas Bibliotecas.

É papel do bibliotecário intermediar a relação usuário x T.I. A percepção que é necessária ser adquirida é que antigamente o usuário necessitava muito mais da atenção do bibliotecário. A tecnologia da informação nas bibliotecas fornece maior autonomia aos usuários em sua pesquisa. O novo papel do bibliotecário seria atuar no auxílio às dúvidas nas ferramentas para busca. E não fazer todo o serviço para quem procura, esta é a autonomia do usuário.

Não há distanciamento, há uma interatividade maior, já que a busca por informação não se resume à biblioteca, mas a todo e qualquer núcleo que esteja interessado em fornecer e trocar informação. Isso sem falar da interatividade do bibliotecário com outros profissionais de outras bibliotecas e também com outros usuários. Isso em tempo real.

...