TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciencias Socias

Pesquisas Acadêmicas: Ciencias Socias. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/2/2015  •  553 Palavras (3 Páginas)  •  254 Visualizações

Página 1 de 3

ATIVIDADE AV1 – CIÊNCIAS SOCIAIS

TEXTOS : A SOCIOLOGIA, A ANTROPOLOGIA E A FORMAÇÃO CULTURAL.

1. “Com a produção industrial, surge na sociedade novos elementos que a deixa mais complexa e com novos e diferentes problemas sociais. A superlotação de pequenas áreas, a massificação do consumo, a exploração do trabalho, a necessidade de instrução formal, a própria expansão industrial...”

Este pensamento acima representa a realidade social das grandes cidades. Desenvolva uma reflexão sobre essa situação e como você vem se preparando para coexistir com esse espaço.

A educação tem entre seus objetivos principais conceber uma formação social, auxiliar no desenvolvimento de uma vida melhor e buscar a construção de uma sociedade justa

Não conseguimos construir uma vida digna sem uma boa educação. Nossa herança cultural e nossas aprendizagens nos formam e nos tornam capaz de produzir um novo amanhã, repleto de esperança em dias melhores.

2. Sabendo que “a sociologia das organizações vai se preocupar com as inter-relações que ocorrem dentro da empresa, entre empresas e entre empresas e seu entorno”.

Cite e comente os focos principais desse estudo.

A Sociologia das Organizações é um ramo da Sociologia que trata de investigar padrões de inter-relacionamento nas organizações, ou seja, nas Empresas.

O objetivo é além de investigar padrões que influenciam na implantação, na expansão e no desenvolvimento das organizações, é o de promover o claro entendimento dos fenômenos em torno das inter-relações sociais dentro da organização que será analisada.

Este interessante ramo da Sociologia foi inaugurado por Max Weber, um dos teóricos clássicos que previu a necessidade de se conceituar a Burocracia - Gestão Administrativa de Uso Constante -, a qual é especialmente marcada por um sistema hierárquico, com séria divisão de responsabilidades.

3. Sabendo que podemos definir a antropologia como uma forma investigativa da diversidade cultural e, por isso mesmo, a ciência da humanidade e da cultura.

Dê um exemplo de estudo antropológico através da diversidade cultural.

A diversidade cultural refere-se aos diferentes costumes de uma sociedade, entre os quais podemos citar: vestimenta, culinária, manifestações religiosas, tradições...

Exemplos: danças e festas como o bumba meu boi, maracatu, caboclinhos, carnaval...

4. Dando seqüência ao raciocínio da reflexão anterior, desenvolva outro exemplo, agora sobre a Antropologia Social, esta que é uma poderosa ferramenta para os estudos das organizações.

Antropologia Social é uma ciência que estuda as características culturais, hábitos, rotinas ou costumes de um povo. Ex. crenças, religiões, relacionamento familiar, manifestações artísticas, etc.

5. Defina etnografia e etnologia.

A Etnografia é por excelência o método utilizado pela antropologia na coleta de dados.

E a etnologia é o estudo dos fatos e documentos em cima da etnografia, comparando assim as culturas.

6. Por que podemos afirmar que quando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com