TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cinecia Politica

Artigo: Cinecia Politica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/5/2013  •  5.019 Palavras (21 Páginas)  •  749 Visualizações

Página 1 de 21

Este capítulo é uma continuação do anterior. No capítulo 6 foram apresentadas as principais conceituações e a forma de realizar as medidas antropométricas para a construção de tabelas.

Neste capítulo, a preocupação maior será com a aplicação dos dados antropométricos em projetos. Como se vê, nem sempre os dados encontrados em tabelas podem ser diretamente aplicados. Além disso, há casos em que é mais conveniente usar a média (50%) e, em outros casos, o extremo superior (95%) ou inferior (5%) da distribuição das medidas. Em qualquer caso, verificações adicionais se tornam necessárias para promover ajustes à população de usuários efetivos.

Um tópico importante é o 7.5, que trata do problema do assento, porque os homens modernos passam grande parte do seu tempo sentado. Um assento adequado deve atender a uma série de requisitos, que são discutidos neste capítulo.

7.1- USO DE DADOS ANTROPOMÉTRICOS

Naturalmente, é mais rápido e mais econômico usar dados antropométricos já disponíveis na bibliografia (veja, por exemplo, os livros do Damon, Stoudt e McFarland, 1971 ou Croney, 1971 ou as pranchas de Diffrient, Tilley e Bardagjy,1974), do que fazer levantamentos antropométricos próprios. Se isso constitui uma solução prática, por outro lado, deve ser acompanhado de certos cuidados, que serão apresentados a seguir.

Uso de tabelas

Em primeiro lugar, antes de se usar tabelas de medidas antropométricas, é necessário verificar certos fatores que influem nos resultados das medidas, tais como:

a) O país onde foram tomadas as medidas - como já vimos no item 6.2, há diferenças étnicas das medidas antropométricas, principalmente nas proporções dos diferentes segmentos corporais.

b) Tipo de atividade exercida pelas pessoas que foram medidas - deve-se tomar cuidado especial quando as medidas se referem às forças armadas, devido ao critério de seleção e a faixa etária desses elementos, que os diferenciam da população em geral.

c) Faixa etária - como já vimos em 6.1, as medidas do corpo variam continuamente com a idade.

d) Época - também já vimos em 6.2 que as medidas antropométricas dos povos evoluem com o tempo.

e) Condições especiais - referem-se às condições em que as medidas foram tomadas, se vestidas, nuas, semi-nuas, com sapatos, descalças e assim por diante. As diferenças antropométricas podem ser facilmente comprovadas com as máquinas e equipamentos importados que não se adaptam aos operadores brasileiros (ver Fig. 17.1). No caso das máquinas industriais, esse problema pode ser parcialmente resolvido, providenciando-se estrados e banquetas para os operadores, para compensar as diferenças de estaturas. Esse problema já fica mais difícil de resolver no caso de alcances horizontais. Um trabalho realizado nessas condições exigirá maiores flexões com o tronco, provocando mais fadiga.

O problema tende a agravar-se no caso das mulheres, porque as diferenças antropométricas em relação às populações estrangeiras costumam ser mais significativas.

Portanto, todas essas precauções são necessárias ao usar as tabelas de medidas antropométricas. Na medida do possível elas deveriam ser usadas apenas para um dimensionamento preliminar do projeto, até a construção de um modelo ("mock-up") ou maquete. Este deveria ser testado com uma população representativa dos usuários efetivos, fazendo-se os ajustes necessários, antes de se passar ao dimensionamento do projeto definitivo.

Antropometria estática e dinâmica - Outro problema que surge é quanto à escolha entre antropometria estática e dinâmica. Para projetos de produtos e equipamentos que exigem relativamente poucos movimentos, podem ser usados os dados de antropometria estática, inclusive porque são mais facilmente disponíveis.

Em equipamentos que exigem maiores movimentos corporais, é conveniente utilizar os dados da antropometria dinâmica, principalmente para se determinar os alcances e a faixa de movimentos.

Antropometria funcional - Na antropometria funcional, como o próprio nome sugere, as medidas antropométricas são associadas à análise da tarefa. Assim, o alcance das mãos pode atingir valores diferentes de acordo com o tipo de ação exercida pela mão, como apertar ou girar um botão, agarrar uma alavanca, e assim por diante. Os valores das medidas obtidas na antropometria funcional podem apresentar diferenças em relação à antropometria dinâmica, pois esta última considera cada movimento isolado entre si, ou seja, o alcance da mão é medida com o ombro estátíco.

Na prática, os movimentos podem aparecer conjugados, ou seja, os movimentos dos braços podem aparecer conjugados com os movimentos dos ombros e do tronco. Além disso, os movimentos são independentes entre si. Prova disso é que, não se consegue erguer o pé direito e girá-lo no sentido horário ao mesmo tempo em que o braço direito faz movimentos anti-horários. Essa conjugação afeta tanto os alcances, como a velocidade e precisão dos movimentos.

Portanto, os dados de antropometria estática e dinâmica disponíveis devem ser adaptados às características funcionais de cada posto de trabalho, principalmente no caso em que há diversos movimentos exercidos simultaneamente pelo organismo.

7.2 - CRITÉRIOS PARA APLICAÇÃO DOS DADOS ANTROPOMÉTRICOS

As medidas antropométricas geralmente são representadas pela sua média e desvio-padrão. A média corresponde simplesmente à média aritmética dessas medidas encontradas numa certa amostra de pessoas. O desvio-padrão representa o grau de variabilidade dessa medida dentro da amostra escolhida. Vamos ver como esses parâmetros podem ser aplicados ao projeto.

Princípios para aplicação de dados antropométricos

1o Princípio: projetos para o tipo médio - Ouvimos falar freqüentemente do homem médio ou padrão, mas isto é, num certo sentido, uma ilusão. No domínio da antropometria humana, provavelmente existem poucas pessoas que poderiam ser classificadas como padrão em todo e qualquer aspecto. A pessoa média é uma abstração matemática obtida de medidas quantitativas como peso ou estatura. Para exemplificar melhor este fato, a Força Aérea dos EUA executou uma pesquisa antropométrica com 10 variáveis, medindo 4.000 pessoas. Como resultado, encontrou apenas 1,8% das pessoas dentro de uma faixa de 30% em torno da média, para quatro das

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.8 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com