TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cinemática dos corpos rígidos

Projeto de pesquisa: Cinemática dos corpos rígidos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/9/2013  •  Projeto de pesquisa  •  934 Palavras (4 Páginas)  •  484 Visualizações

Página 1 de 4

1. INTRODUÇÃO

O desafio proposto busca levar a equipe ao aperfeiçoamento e a capacitação de um setor de funcionários de uma empresa que produz engrenagens. Dentro de suas atribuições de engenheiros, vocês deverão explanar em detalhes o funcionamento das engrenagens utilizadas nas transmissões de veículos automotores produzidos por essa empresa, utilizando peças, ilustrações ou até mesmo réplicas e maquetes e seminário didático que possam veicular o conhecimento direcional aos funcionários sobre o assunto.

1.1 - OBEJTIVOS

Explanar, num seminário, sobre o funcionamento das transmissões de movimentos circulares nos veículos automotores, conduzir conceitos sobre o tema, e dinamizar a compreensão sobre as aplicações e aos diversos tipos de transmissões existentes.

A equipe deverá seguir os seguintes objetivos para realização deste projeto:

• Relatórios parciais, com os resultados das pesquisas realizadas em cada etapa.

• Memorial de cálculos intermediários com as respostas das questões.

• Relatório final detalhado com a resolução do desafio, feito etapa por etapa e incluindo memorial de cálculo detalhado, explicado e com todas as passagens das contas indicadas.

2. DESENVOLVIMENTO

2.1 - ETAPA 1 - Cinemática dos corpos rígidos.

Esta atividade é importante para que o grupo possa compreender sobre os aspectos da cinemática circular aplicada, principalmente das engrenagens de veículos automotores.

Para realizá-la, devem ser seguidos os passos descritos.

2.1.1 - Passo 1

Pesquisar sobre os diversos tipos de engrenagens utilizadas. Reunir fotos, imagens e esquemas que expliquem a funcionalidade de cada espécie de engrenagem. (Reservar o conteúdo obtido para finalizar o primeiro relatório que será solicitado na Etapa 2).

Engrenagem é um dispositivo em um veículo que regula a potência do motor. No entanto, os tipos de engrenagens industriais modernos e sofisticados superaram as engrenagens convencionais, tanto na aplicação quanto no alcance. Hoje, as engrenagens são usadas em uma infinidade de aplicações em vários setores. Alguns dos setores em que as engrenagens modernas são aplicadas incluem a aviação, a indústria de defesa, indústrias químicas e de fertilizantes, indústrias de processamento de alimentos, transporte ferroviário, siderúrgicas e metalúrgicas, só para citar alguns exemplos. Alguns tipos mais proeminentes e úteis de engrenagens industriais são:

1) Engrenagens cônicas: Nas engrenagens cônicas, os dentes formam uma malha perfeitamente unida. Estas engrenagens são úteis quando há uma mudança necessária no sentido de rotação do eixo. Estes modelos de engrenagens podem ser usados com diferentes números de dentes para aumentar ou diminuir a velocidade de rotação. Embora os modelos de engrenagens cônicas sejam geralmente instalados em eixos com um ângulo de 90o, elas funcionam bem em outros ângulos igualmente. Os tipos de engrenagens cônicas são considerados muito benéficos, pois permitem ajustes durante a fase de montagem.

2) Engrenagens diferenciais: Esta engrenagem é muito comumente usada nos automóveis. Faz a ligação entre dois eixos distintos com uma cobertura e ajusta os ângulos de rotação. Há um conjunto de engrenagens coaxiais presentes nas engrenagens diferenciais. Este conjunto inclui pinhões e plataforma giratória.

3) Engrenagens sem-fim: De um modo geral, a engrenagem é uma espécie de mecanismo de transporte. Ela pode ser usada para transmitir potência em motores usados em muitos campos industriais. Este mecanismo de transporte é composto de duas partes, que incluem a roda sem-fim e o parafuso. Como uma espécie de arranjo da unidade, a engrenagem tem suas próprias características

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com