TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cirugia Bariatrica

Tese: Cirugia Bariatrica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/6/2014  •  Tese  •  882 Palavras (4 Páginas)  •  220 Visualizações

Página 1 de 4

Este site foi criado pensando em ajudar as pessoas que querem conhecer mais sobre o tratamento cirúrgico de pacientes portadores de obesidade.

Não tem a intenção de substituir a consulta médica, mas de trazer uma série de informações que são fundamentais para que o problema da cirurgia para cura da obesidade grave seja entendido, não só por aqueles que são portadores, mas, também, por seus familiares e amigos.

A decisão de se submeter a uma operação para cura de obesidade grave é definitiva porque as operações não são realizadas para serem posteriormente desfeitas, embora, tecnicamente, isto até seja possível. Toda decisão definitiva que tomamos na vida deve ser baseada em convicções muito firmes e para tal necessitamos de informações consistentes. Precisamos conhecer profundamente o assunto sobre o qual vamos decidir.

As operações para cura de obesidade grave podem modificar inteiramente uma vida. Muitos pacientes dizem até que nasceram de novo na data da operação. No entanto, a cirurgia não é um milagre, mas, apenas, uma poderosa arma com que o paciente pode contar para atingir os seus objetivos. Em verdade, existe uma troca que pode ser muito vantajosa, mas, como qualquer troca que realizamos, não existe apenas o receber. O conhecimento detalhado dos riscos, e possíveis impedimentos, que ocorrem após a cirurgia é fundamental para que se possa decidir sobre os novos rumos a serem dados à vida.

O problema da obesidade

A obesidade é uma doença do metabolismo que tem origem genética, ou seja, existem pessoas que têm tendência para engordar. Se uma pessoa tem facilidade para engordar e tem no seu ambiente de vida o hábito de ingerir muitas calorias e uma vida sedentária, com pouco exercício, existe uma grande chance de ficar cada vez mais gorda chegando mesmo a um quadro de obesidade mórbida (IMC=> 40). É muito comum que dietas sejam feitas durante este período, às vezes até com resultado de emagrecimento significativo. A grande dificuldade, no entanto, é conseguir manter o peso. Alguns meses se passam e a pessoa acaba por parar a dieta e, não raro, engorda novamente ficando com o peso acima do inicial. Isto é conhecido como o efeito sanfona.

A pessoa que tem obesidade acaba por contrair outras doenças (pressão alta, diabetes, artrose, apnéia do sono, obstrução das artérias - inclusive do coração, etc...) e estas doenças são responsáveis pela morte, em média bem mais precoce do que na população em geral. A obesidade é a segunda causa evitável de morte, logo depois do cigarro, que é a primeira.

O problema da obesidade está preocupando os médicos e os governos dos países desenvolvidos e em desenvolvimento como é o caso do Brasil, pois a percentagem de pessoas com sobrepeso, obesas e com obesidade morbida nestes países vem crescendo muito rapidamente, fugindo do controle dos médicos e governantes.

A obesidade é hoje um problema de saúde pública mundial que deve ser combatido com campanhas de orientação e conscientização na tentativa de frear a verdadeira epidemia que ocorre em muitos países. No entanto, o que é possível ser feito por quem já atingiu um índice de obesidade muito alto? Hoje, para as pessoas que têm índice de massa corporal - IMC - acima de 40, ou acima de 35 para aqueles que já apresentam doenças associadas à obesidade, e que não conseguem emagrecer de forma permanente através de dietas e medicações, a melhor

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com