TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciência Da Computação Interdisciplinar

Dissertações: Ciência Da Computação Interdisciplinar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/10/2014  •  1.051 Palavras (5 Páginas)  •  170 Visualizações

Página 1 de 5

Resumo. Neste artigo, será abordado o funcionamento dos Sistemas Inteligentes voltado para processamento de imagens, mostrando seus objetivos na humanidade. Vamos contar uma breve história sobre processamento de imagens e exemplos de aplicações informando vários tipos de sistemas que eles utilizam e explicaremos dizendo como cada um funciona, os benefícios que nos trazem e seus pontos positivos. Iremos também explicar os elementos de um sistema de processamento de imagens e seus componentes.

Palavras-Chave: Sistema Inteligentes, Processamento de imagens.

Abstract. In this article, the operation of geared Intelligent Systems for image processing is discussed, showing their goals in humanity. Let's tell a brief story about image processing and application examples informing various types of systems they use and explain saying how each one works, the benefits they bring in and their strengths. We will also explain the elements of an image processing system and its components.

Keywords: Intelligent System, Image Processing.

1 . INTRODUÇÃO

Por que processar digitalmente uma imagem? Melhoria de informação visual para interpretação humana. Processamento automático de imagens (visão computacional). Essas são formas bem resumidas de dizer por que o processamento de imagens é importante. Cada vez mais somos surpreendidos com a evolução da tecnologia e o aumento da capacidade e das funções dos aparelhos. Nossos smartphones e tablets já são computadores completos. Hoje em dia, são várias as aplicações, jogos de computadores, vídeo games e celulares, programas de computador, aplicativos de segurança para sistemas informacionais, robótica (robôs auxiliares), dispositivos para reconhecimentos de escrita à mão, reconhecimento facial e reconhecimento de voz, programas de diagnósticos médicos e muito mais. Isso tudo já está disponibilizado no mercado, e funcionam com sistemas denominados “inteligentes”. Esses sistemas são baseados em algumas ideias básicas, estudar os processos do pensamento humano e recriar esses processos por meio de máquinas. Hoje existem muitos sistemas inteligentes voltados para processamentos de imagens e neste trabalho iremos ver os sistemas mais utilizados e falaremos sobre processamentos de imagens.

2 . HISTÓRIA E APLICAÇÔES

A área de processamento de imagens vem sendo objeto de crescente interesse por permitir viabilizar grande número de aplicações em duas categorias bem distintas a primeira é o aprimoramento de informações pictóricas para interpretação humana (processamento imagens), e a segunda é a análise automática por computador de informações extraídas de uma cena (análise de imagens, visão computacional e reconhecimento de padrões).

Uma das primeiras aplicações na primeira categoria começou no século 20, onde buscavam-se formas de aprimorar a qualidade de impressão de imagens digitalizadas transmitidas através do sistema Bartlane é um método de transmissão de imagens adaptado para a radiotelegrafia. Este sistema foi inventado em 1920 por Bartholomew e MacFarlane, os dois do jornal The Daily Mirror de Londres. O invento tinha por objetivos dar agilidade a transferência de fotografias jornalísticas entre um país e outro. O nome Bartlane é a junção do nome dos inventores do método. No início do processo uma transmissão levava uma semana para transmitir uma foto reduzindo o tempo para três horas de transmissão de imagens por cabo submarino entre Londres e Nova Iorque. Os primeiros sistemas Bartlane, no início da década de 20, codificavam uma imagem em cinco níveis de intensidade distintos. Em 1929 essa capacidade foi expandida para 15 níveis, ao mesmo tempo em que era desenvolvido um método aprimorado de revelação de filmes através de feixes de luz modulados por uma fita que continha informações codificadas sobre a imagem.

Mas o grande impulso para a área de Processamento de Imagens viria cerca de três décadas mais tarde, com o advento dos primeiros computadores digitais de grande porte e o início do programa espacial norte-americano. A primeira imagem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com