TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciências Contábeis sétimo Semestre

Trabalho Escolar: Ciências Contábeis sétimo Semestre. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/5/2014  •  1.985 Palavras (8 Páginas)  •  630 Visualizações

Página 1 de 8

INTRODUÇÃO

A contabilidade é o instrumento que fornece o máximo de informações úteis para a tomada de decisões. Ela é antiga e existiu para auxiliar as pessoas a controlar seus patrimônios. A presença da contabilidade é cada vez mais importante para a sociedade e organizações, sejam elas de finalidade lucrativa ou não. A controladoria consegue ter uma visão sistêmica de toda a organização, influenciando o modelo de decisão, pois possui acesso ao sistema de informações gerenciais. Ela é importante na execução, coordenação e acompanhamento tributário para garantir o sucesso da empresa.

Com os avanços tecnológicos da informação e comunicação, crescimentos econômicos e sociais contribuem para uma reestruturação da gestão empresarial, tornando assim a Controladoria fundamental.

A auditoria pode ser entendida com um ramo da contabilidade, além de ser uma técnica contábil. Têm o objetivo de averiguar a exatidão dos registros e das demonstrações contábeis, assim como identificar deficiências no sistema de controle interno e no sistema financeiro, sendo a contabilidade uma das ciências mais antigas do mundo, esta tem seu papel social que é planejar repassar informações úteis para uma organização, seja ela com ou sem fins lucrativos.

DESENVOLVIMENTO

1 BALANÇO PATRIMONIAL

ATIVO

PASSIVO

CIRCULANTE

DISPONIVEL

CAIXA e BANCOS 110.000,00

ESTOQUE 15.000,00

NÃO CIRCULANTE

IMOBILIZAÇÕES

MAQ. E EQUIP. 335.000,00

CIRCULANTE

FORNECEDORES 85.000,00

FORNECEDORES A

LONGO PRAZO 160.000,00

PATRIMÔNIO LÍQUIDO

CAPITAL SOCIAL 200.000,00

RESULTADO CORRENTE 15.000,00

TOTAL 460.000,00 TOTAL 460.000,00

2 TRIBUTAÇÃO

Sobre o faturamento de 140.000,00.

LUCRO PRESUMIDO LUCRO REAL

PIS – 0,65% = 910,00

COFINS – 3% = 4.200,00

IRPJ – 8% = 11.200,00

CSLL – 9% = 12.600,00

PIS – 1,65% = 2.310,00

COFINS – 7,6% = 10.640,00

IRPJ – 3% = 4.200,00

CSLL – 9% = 12.600,00

TOTAL 28.910,00 TOTAL 29.750,00

O regime que apresenta uma melhor opção para a empreso é o de Lucro Presumido.

3 O PAPEL DA AUDITORIA NO PROCESSO DE IDENTIFICAÇÃO DE FALHAS E OPORTUNIDADE NAS EMPRESAS.

O processo de auditoria é um controle interno da empresa e representa o conjunto de procedimentos, métodos ou rotinas com o objetivo de proteger os ativos de uma organização, produzir dados contábeis confiáveis e ajudar a administração na condução ordenada dos negócios da empresa.

Alguns dos procedimentos da auditoria são os levantamentos do sistema de controle interno, leitura dos manuais de organização, memorandos narrativos e procedimentos de conversa com funcionários da empresa. Nos procedimentos de auditoria na aplicação dos testes de abservância e substantivos, o auditor deve considerar os seguintes procedimentos técnicos básicos: inspeção, observação, cálculo, revisão analítica, investigação e confirmação.

Há três tipos de irregularidades mais comuns nas empresas, o suborno a fraude e o desfalque.

Suborno é quando alguém recebe alguém dinheiro ou beneficio direto ou indireto para tomar decisão. Fraude é a adulteração de documentação e, consequentemente, proporciona beneficio financeiro a alguém, direta ou indiretamente. Desfalque é a simples retirada de dinheiro, pode ser temporário ou permanente.

4 AUDITORIA INTERNA E AUDITORIA EXTERNA

A auditoria externa ou independente é feita sobre as demonstrações contábeis, por isso ás vezes é chamado de auditoria contábil e deve ser realizada por profissionais independentes da organização auditada. Os auditores externos utilizam as normas de auditoria para verificar o conjunto de procedimentos técnicos realizados pela contabilidade na elaboração das demonstrações para embasar a emissão do parecer sobre a adequação das demonstrações contábeis.

Definimos e conceituamos auditoria interna e independente como fundamentação normativa. A categoria dos auditores, tanto internos, quanto independentes, tem organizações sólidas como o IBRACON e o AUDIBRA.

O conjunto de procedimento técnico que tem por objetivo a emissão da posição patrimonial da entidade. Existem regras na auditoria tanto interna quanto externa. O profissional (auditor externo) não pode ter vínculos com a empresa auditada. O adjetivo comprovar a exatidão dos registros contábeis. Emitir parece é um controle gerencial que funciona por meio de avaliação assessoramento a administração tem um papel fundamental na empresa as in formações técnicos elaborados um exame eficácia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com