TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciências Financeiras

Monografias: Ciências Financeiras. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/5/2014  •  522 Palavras (3 Páginas)  •  204 Visualizações

Página 1 de 3

Emprego garantido para quem deseja fazer Ciências Contábeis

Muitos estudantes escolhem o curso de graduação visando o retorno financeiro no futuro. Medicina, Engenharia, Direito são algumas das escolhas mais comuns para este tipo de público. Há, porém, cursos menos concorridos e que podem oferecer um futuro promissor em termos de salários. Ciências Contábeis é um deles. A cada nova empresa que é constituída, independente de seu porte ou segmento, é obrigatório por lei que seja contratado o serviço de um profissional da área contábil. “O mercado de trabalho está bastante carente de profissionais habilitados e aptos a exercerem cargos importantes nas organizações. Hoje nos processos seletivos das empresas, sempre é possível encontrar vagas disponíveis e com boa remuneração”, conta o professor Rogério Massami Kita, coordenador do curso de Ciências Contábeis da Faculdade das Américas (FAM).

O leque de atuação é variável. Num cenário econômico cada vez mais globalizado, muitas empresas estão adotando normas internacionais de contabilidade, além disso, o uso crescente de tecnologia para gestão das empresas e da fiscalização dos contribuintes têm aumentado o campo de atuação dos profissionais. “Os alunos graduados em Ciências Contábeis podem exercer diversas funções desde atuar diretamente na área contábil, até mesmo focar em áreas financeiras, Controladoria e Auditoria”, reforça Kita.

Apesar da formação ser obrigatória, só o diploma não é garantia de um bom emprego. É necessário investir em cursos. “É essencial bons conhecimentos na área de informática e no idioma, já que a globalização é internacional e existem várias empresas estrangeiras vindo para o Brasil”, afirma o professor.

O Exame de Suficiência garante o registro profissional aos alunos formados no curso de Ciências Contábeis. O registro é fundamental para mostrar ao mercado que aquele profissional está apto e possui conhecimentos que o mercado necessita, porém, somente o registro não basta aos profissionais para serrem bem valorizados no mercado. O aluno deve se preocupar também com sua experiência profissional. Conhecimento técnico é importante, mas deve haver um conjunto entre conhecimento e experiência e isso pode ser obtido ao longo do período em curso na Faculdade.

Muitos estudantes têm receio em optar por Ciências Contábeis pelo fato do curso ter muitas disciplinas que envolvam matemática. Kita adverte que a profissão vai além: “Hoje a Contabilidade não é apenas números ou cálculos, estamos lidando com o sucesso econômico das organizações, o profissional contábil precisa ter uma visão gerencial para analisar os fatos contábeis e poder apresentar as melhores alternativas de crescimento econômico”.

Durante os quatro anos do curso, o aluno irá aprender os conceitos e as ferramentas necessárias para a sua formação, além de estar em contato direto com professores que atuam na área. Estes alunos poderão estar inseridos no mercado de trabalho, vivenciando as disciplinas do curso no dia a dia do trabalho.

Contabilidade, Custos, Análise de Demonstrações Contábeis, Contabilidade Tributária são disciplinas e temas discutidos diariamente em qualquer organização, além do uso de Sistemas de Informações Contábeis,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com