TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciências e padrões técnicos

Projeto de pesquisa: Ciências e padrões técnicos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/8/2014  •  Projeto de pesquisa  •  618 Palavras (3 Páginas)  •  255 Visualizações

Página 1 de 3

Ciências e normas técnicas

• Unidade 1: Introdução

Ao tomar conhecimento do conteúdo desta unidade você vai perceber que o desenvolvimento da ciência é resultado da atividade humana; o homem cria as suas necessidades e, para resolvê-las, produz um conhecimento.

Vai perceber também os modos de aquisição do saber, em especial, o conhecimento do senso comum e o conhecimento científico.

Você vai perceber ainda que a história da ciência demonstra que as coisas não são exatamente o que os sentidos nos revelam.

Assim, podemos considerar a ciência como um método de pesquisa baseado na faculdade racional do ser humano e na comprovação experimental do fato pesquisado. Por outro lado, a humanidade há muitos séculos, indaga:

• Como se sabe que uma nova informação, uma nova teoria ou conhecimentos é correto?

• É possível utilizar algum critério para distinguir o que é correto do que não é?

A questão do método científico está interligada a necessidade de o homem ter procedimentos e caminhos seguros para alcançar ou produzir um conhecimento verdadeiro e de ter critérios que garantam a possibilidade de distinguir entre o conhecimento verdadeiro e o falso.

Assim, vamos abordar os seguintes tópicos:

• O homem e o conhecimento.

• A evolução da ciência.

• O método científico.

Ao final da unidade, esperamos que você seja capaz de:

• elaborar um conceito sobre ciência e destacar alguns aspectos importantes da natureza do saber científico comparando-os com o conhecimento proveniente da intuição ou da tradição;

• construir uma linha do tempo identificando a evolução da ciência e o como se situa o conhecimento científico em cada época;

• identificar as etapas que fazem parte do método científico bem como, identificar os tipos de métodos.

O homem e o conhecimento

Ao longo dos tempos, o homem, num processo lento, vem reunindo extensas informações que foram denominadas conhecimento. A necessidade levou o homem primitivo a observar as coisas que estavam próximas de si: as plantas, os animais, os fenômenos da natureza etc.; passou a criar objetos simples, a praticar a cura. E, por meio da imaginação e interpretação, criou mitos que explicavam certos acontecimentos.

A partir de experiências cotidianas, criou cultos mágicos para se comunicar com os espíritos que, segundo suas concepções, controlavam as forças do mundo.

Foram produzidos conhecimentos de astrologia, astronomia, numerologia etc.; o homem, por intermédio da observação e da experimentação, aos poucos foi desvendando os fenômenos que estavam ao alcance de sua inteligência.

Os métodos foram aperfeiçoados e o conhecimento dos povos antigos foi aprimorado até chegar ao conhecimento contemporâneo. Os cientistas modernos provocaram um grande avanço nos métodos de pesquisa, nas técnicas, na ordenação formal da coleta de dados, produzindo novos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com