TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Combustiveis Fosseis

Pesquisas Acadêmicas: Combustiveis Fosseis. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/5/2014  •  492 Palavras (2 Páginas)  •  401 Visualizações

Página 1 de 2

Universidade Federal do Tocantins

Campus Universitário de Palmas

Engenharia Ambiental

Recursos Energéticos I

Combustíveis Fósseis

Palmas/TO

04 de julho

Recursos energéticos não renováveis

Combustíveis Fósseis

Antes da Revolução Industrial, moinhos de vento e de agua forneciam energia necessária para indústrias de moer farinha, por exemplo. E a queima de madeira fornecia calor interno. O uso em larga escala de combustíveis fósseis para fazer funcionar o motor a vapor permitiu a Revolução Industrial.

Os combustíveis minerais ou fosseis como são comumente conhecidos são substâncias formadas por compostos de carbono. São usados como combustíveis: o carvão mineral, o petróleo e o gás natural.

São várias as teorias sobre a origem do petróleo. Existe a teoria biogênica esta sugere que o petróleo e o carvão tiveram origem comum, pois ambos são encontrados soterrados, gerados a partir da fossilização de plantas e animais, provocados pela pressão e altas temperaturas há milhões de anos no processo de soterramento de restos de matéria orgânica que por alguma razão não entrou na cadeia alimentar.

A teoria abiogênica por outro lado sugere que os hidrocarbonetos foram formados junto com a terra. Porém a mais aceita é a teoria biogênica.

O carvão mineral provém de soterramentos e da decomposição de material vegetal, que ao longo dos anos, perde oxigênio e água e ganha carbono.

Assim como o petróleo, o gás natural é derivado da decomposição de material fóssil orgânico, e é encontrado em rochas porosas no subsolo.

Devido a formação destes combustíveis possuir um processo que dura milhares de anos, são chamados de não-renováveis. Pois não se renovam na escala de tempo humana, embora talvez renove-se na escala de tempo geológica.

Uso e Importância

Após a Revolução Industrial a iluminação a gás usando o gás natural começou ter ampla utilização. A invenção do motor de combustão interna, e seu uso em automóveis aumentou a procura por diesel. Há outros usos com como a geração de eletricidade e como matéria prima para a indústria petroquímica.

Além de gerar gasolina, que é o combustível, para a maioria dos automóveis do mundo, há também vários produtos que são derivados do petróleo, como por exemplo: a parafina, produtos asfálticos, querosene, solventes, combustíveis de aviação, óleo diesel...

Quando queimados os combustíveis fosseis produzem quantidades significativas de energia por unidade de peso.

O preço dos combustíveis fósseis sobe proporcionalmente oposta à sua abundância disponível, ou seja, quanto maior a escassez, mais alto é o seu valor.

A

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com