TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Combustíveis Fosseis

Ensaios: Combustíveis Fosseis. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/3/2014  •  1.467 Palavras (6 Páginas)  •  7.432 Visualizações

Página 1 de 6

• Relatório

A) Qual é a origem do combustível ou fonte de energia considerada? Como esse recurso é produzido/extraído? Qual o potencial de uso desse recurso no Brasil e no mundo?

Os combustíveis fósseis são resultado de um processo de decomposição orgânica, de plantas e animais, processo esse que demorou milhões de anos para acontecer.

Petróleo

Para o petróleo surgir é necessário que uma rocha sedimentar armazene grande quantidade de matéria orgânica, que entra em contato com a rocha. A substância, Após passar por uma retenção, se transforma e constitui jazidas (nome dado às reservas de petróleo).

A extração de petróleo é feita através de um longo processo que consiste na perfuração, retirada e tratamento do mesmo.

No Brasil são utilizados aproximadamente 2,029 milhões barris/dia de petróleo (estatísticas de dezembro de 2009).

Carvão Mineral

O carvão mineral surgiu através de vegetais mortos que se depositaram no fundo lodoso que os encobriram, o tempo e a pressão da terra acumulados sobre o material, o transformaram em jazidas de carvão.

O carvão é extraído da terra por processos de mineração.

Em 2010, o Brasil consumiu perto de 20 milhões de toneladas de carvão, sendo 14,2 milhões importadas. Dos 20 milhões consumidos, 4,4 milhões de toneladas (22%) foram para uso na geração elétrica e o restante para uso na indústria. O mundo consumiu em 2010 perto de 6,5 bilhões de toneladas de carvão mineral, sendo 55% destinadas à geração elétrica.

Gás Natural

É produzido da acumulação de gás que ocorrem em rochas porosas, isoladas do exterior por rochas impermeáveis, associadas ou não a depósitos petrolíferos.

Na sua extração são utilizados poços de perfuração para leva-lo a superfície por meio de dutos.

O consumo de gás natural no Brasil voltou a se aquecer em janeiro, com a demanda média atingindo 34,7 milhões de metros cúbicos diários.

B) Descrevam todas as fases dos processos de obtenção/extração e de produção industrial do combustível ou fonte escolhida. Qual é o impacto ambiental/social de sua obtenção/produção/extração?

Petróleo

Para realizar a extração do petróleo é necessária a localização de bacias sedimentares por meio de análise detalhada do solo e do subsolo. Realiza-se a marcação, depois a perfuração, que é feita em terra por meio de sondas de perfuração e no mar com plataformas marítimas. Assim, quando o poço é perfurado, o petróleo pode jorrar espontaneamente até a superfície em razão da pressão do gás. Quando essa pressão diminui é necessário o uso de equipamentos que bombardeiam o petróleo para a superfície.

O processo da extração de petróleo resulta na liberação subprodutos tóxicos nos rios locais, enquanto sistema de canais quebrados tem vazamento de oleodutos e resultam em um persistente derramamento de petróleo. Além disso, a construção de estradas para acesso aos sites de petróleo remotos abrem terras selvagens e terras para colonos desenvolvedores.

Carvão Mineral

O processo de extração do carvão pode ser lavra a céu aberto ou lavra subterrânea. A lavra a céu aberto é possível quando a camada de carvão está aflorando à superfície. A lavra consiste na remoção da camada estéril (superior), deixando a camada de carvão ao tempo, onde então, extrai-se o carvão mineral. A lavra subterrânea (mais profunda) é feita através de galerias. Esta extração pode ser manual, semi-mecanizada ou mecanizada.

Dentre os impactos causados pela extração do carvão destacam-se:

- Danos aos recursos hídricos, solo e relevo das áreas exploradas na sua mineração;

- Emissão de óxido de enxofre, óxido de nitrogênio, monóxido de carbono e outros poluentes durante a abertura de poços e uso de máquinas e equipamentos, como retroescavadeiras;

- Elevação das concentrações de sulfatos e de ferro e a redução de PH no local de drenagem das minas, efetuada por bombas;

- Geração de rejeitos sólidos durante o beneficiamento do carvão, criando extensas áreas cobertas de material líquido, as quais são lançadas em barragens de rejeito ou diretamente em cursos d’água;

- Transtornos à saúde humana (doenças respiratórias) provocada pela emissão de materiais e gases poluentes.

Gás Natural

O gás natural é um combustível mais limpo do que o carvão e o petróleo, já que em sua combustão produz de 40% a 45% menos dióxido de carbono do que o carvão, e entre 20% e 30% menos do que os derivados do petróleo. Outra característica desta fonte de energia é que não emite partículas sólidas nem cinzas em sua combustão, e as emissões de óxidos de nitrogênio são inferiores às do carvão e dos produtos petrolíferos. Além disso, as emissões de dióxido de enxofre são praticamente nulas.

O gás natural não oferece grandes impactos ambientais, mas se o consumo se basear em fornecimento estrangeiro, podemos ter problemas. O gás é uma fonte limitada de energia.

C) Qual é o valor energético desse recurso ou dos seus derivados por mol (em termos de variação de entalpia de combustão)? Qual é o valor energético em quilo e litro? E em reais (R$)?

ΔH° (KJ/mol)

Octano (componente da gasolina, derivado de petróleo) - 5.471

Carbono (carvão) - 393,5

Metano (gás natural) – 802

D) Descrevam o funcionamento de uma máquina em que esse combustível (ou fonte de energia) é usado, deixando claros os mecanismos envolvidos na conversão de calor em trabalho (por exemplo, no motor de explosão para gasolina ou álcool, no forno de uma siderúrgica para o carvão vegetal, etc.). Qual é a eficiência dessas maquinas? Quanto do calor produzido é desperdiçado?

É uma instalação industrial usada para geração de energia elétrica/eletricidade a partir da energia liberada em forma de calor, normalmente por meio da combustão de algum tipo de combustível renovável

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com