TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Combustiveis Fosseis Petroleo

Ensaios: Combustiveis Fosseis Petroleo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/4/2014  •  259 Palavras (2 Páginas)  •  400 Visualizações

Página 1 de 2

"Impacto ambiental é todo efeito no meio ambiente causado pelas alterações e/ou atividades do ser humano. Conforme o tipo de intervenção, modificações produzidas e eventos posteriores, pode-se avaliar qualitativa e quantitativamente o impacto, classificando-o de caráter "positivo" ou "negativo", ecológico, social e/ou econômico.

Aspectos jurídicos

O Estudo de Impacto Ambiental (EIA) é um dos instrumentos de avaliação de impacto ambiental, instituído no Brasil dentro da política nacional do meio ambiente. Trata-se da execução das tarefas técnicas e científicas destinadas a analisar, sistematicamente, por meio de métodos e técnicas de previsão dos impactos ambientais.

Todo projeto humano pode ser obrigado a realizar Estudos Prévio de Impacto Ambiental e apresentar o respectivo Estudo o Relatório de Impacto Ambiental os projetos de atividades utilizadoras de recursos ambientais consideradas de significativo potencial de degradação ou poluição. Nos casos mais complexos, que envolve muito espaço, muitos recursos, e pode atingir muitas pessoas, como na instalação de aeroportos ou hidrelétricas, o licenciamento ambiental pode necessitar de uma série de procedimentos específicos,com os diversos segmentos da população interessada.

Atividades com impacto ambiental

A morte do Mar de Aral é considerado por muitos meios de comunicação e referência, como o pior impacto ambiental da história.

Instalação de oleodutos, gasodutos, minerodutos, troncos coletores e emissários de esgoto;

Obras hidráulicas para fins de saneamento, drenagem, irrigação, retificação de curso d'água, transposição de bacias, canais de navegação, barragens hidrelétricas, diques;

Extração de combustível fóssil (petróleo, xisto, carvão, gás natural);

Extração de minério;

Complexo e unidades industriais (petroquímicos, siderúrgicos, cloro químicos, destilarias de álcool, hulha, extração e cultivo de recursos hídricos);

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com