TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Combustíveis fósseis

Seminário: Combustíveis fósseis. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/11/2014  •  Seminário  •  382 Palavras (2 Páginas)  •  260 Visualizações

Página 1 de 2

Combustíveis fósseis

Recursos não-renováveis

O que são os combustíveis fósseis?

Os combustíveis fósseis têm origem mineral, pois são formados por processos naturais, como a decomposição de organismos mortos. Não são fontes de energia renováveis porque estes processos demoram milhões de anos até se ter o combustível. Para a quantidade que o Homem gasta destas fontes, a Natureza não consegue repor igualmente.

O petróleo é atualmente a fonte de combustível mais utilizada sendo muito abundante. Porém a sua utilização equivale a elevados custos (gasolina, gasóleo, alcatrão e até medicamentos). Encontramos petróleo tanto em terra como no mar. Usam-se técnicas sismicas para localizar poços. Quando encontrados, perfuram-se os solos e com a ajuda de válvulas regulam-se as pressões e o fluxo. Assim que houver pressão suficiente no poço, o petróleo vai ser obrigado a vir à surperficie. Quando retirado, há processos de recuperação para poder ser utilizado.

O carvão pode ser considerado uma rocha metamórfica sendo exposto a temperaturas e pressões elevadas. É formado por restos soterrados de plantas tropicais e subtropicais, tendo basicamente carbono, enxofre, hidrogénio, oxigénio e nitrogénio na sua composição. Quando maior for o teor de carbono, mais puro é considerado. Utiliza-se sobretudo para máquinas industriais. É extraido a céu aberto e debaixo de solo. Com a ajuda de máquinas, escava-se o solo e retira-se o carvão mineral do solo ou dos poços com um elevador.

O gás natural é encontrado em formações rochosas subterrâneas ou em reservatórios de hidrocarbonetos. A sua extração é por céu aberto e é extraído com máquinas das reservas sunterrâneas.

Impacto ambiental

Há emissão de gases poluentes com carbono,enxofre e azoto. A emissão de carbono provoca o efeito de estufa, consequente aquecimento global, transformações ambientais e há desprendimento de glaciares, chuvas ácidas e aumento de temperaturas a nível mundial. A emissão de enxofre e azoto também é responsável pelas chuvas ácidas resultantes da interação da água da chuva com os compostos. Consequentemente há desflorestação e desgaste/corrosão de monumentos.

Medidas para minimizar o impacto ambiental

Podemos somente deixar de utilizar estas fontes de energia ou utilizar dispositivos para redução ou retenção dos gases nocivos nas fábricas e nos transportes.

Combustíveis fósseis no mundo

Como se pode ver no gráfico o uso destes combustíveis é muito elevado, são os mais utilizados. Petróleo, carvão e gás por ordem decrescente. O médio oriente é a maior região responsável pelas reservas mundiais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com