TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Como Mudar O Mundo

Resenha: Como Mudar O Mundo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/9/2014  •  Resenha  •  1.030 Palavras (5 Páginas)  •  310 Visualizações

Página 1 de 5

Em um primeiro pensamento mudar o mundo nos parece algo extremamente grandioso. Uma missão para algum tipo de super-herói? Um feito possível somente para Gandhi, Madre Tereza de Calcutá ou Martin Luther King, que com seus modos de viver e ações conseguiram alcançar multidões a ponto de se tornarem exemplos de paz, amor e justiça, que permanecerão vivos por muitos e muitos anos.

Com uma segunda reflexão podemos pensar que nós, anônimos ou conhecidos, com pequenas, médias ou grandes atitudes também podemos mudar o mundo, o nosso ou do outro, contribuir para o desenvolvimento, bem estar ou para a felicidade de alguém.Essa pergunta veio junto com uma visita muito especial, de um casal inspirador, Iara e Eduardo, os Caçadores de Bons Exemplos, que vieram conhecer um pouco do trabalho e projetos sociais desenvolvidos pelo Instituto GRPCOM e sua equipe. Há três anos na estrada e completando hoje 1001 projetos catalogados e milhares de bons exemplos, os dois buscam inspirar pessoas a de alguma forma praticarem o bem.

“Seja você a mudança que quer ver no mundo”. Gandhi.

A revolucionária solução da convergência entre dinheiro e significado, entre solucionadores de problemas e “pacient capital”, entre os governos e os cidadãos transformadores – está em andamento. Mas enquanto ela floresce em algumas partes do mundo, outras regiões estão ainda sentadas nas arquibancadas .

Então a pergunta é: O que podemos fazer para acelerar a chamada economia da solução?

Aqui estão seis princípios de estratégias mais abrangentes aplicáveis ​​a empresas, governos , fundações , investidores e empresas sociais que pode realmente acelerar essa revolução.

1) Mude as lentes : Use uma visão diferente para revelar os pontos cegos e oportunidades inexploradas

Comece perguntando : “Qual é o meu objetivo?” Esqueça por um momento sobre como você faz as coisas atualmente . Ignore as advertências e os parâmetros que normalmente filtram a questão. Pense grande. Questione seus pressupostos. Durante décadas, a suposição de que os menos favorecidos não podem pagar por produtos e serviços obscureceu a oportunidade para lucrar nos mercados da base- da- pirâmide. Agora, ambas organizações com e sem fins lucrativos, como Unilever e LivingGoods de Uganda têm se mobilizado para atender essa população , transformando pontos cegos (os pobres muitas vezes esquecidos) em oportunidades (novos clientes viáveis​​).

2) Repensar as lacunas : desenvolver novos mercados atendendo às necessidades negligenciadas

Problemas sociais profundos oferecem enormes mercados potenciais. Pegue os buracos na habitação adequada para as populações de baixa renda e saúde - setores estimados em 202.000 milhões dólares e 3600000 milhões dólares , respectivamente. Os Solucionadores de problemas abordam as lacunas através das necessidades básicas e não dos obstáculos , e sim das oportunidades. Quando Parag Gupta fundou Ventures Waste, ninguém mais estava fornecendo soluções para a remoção de resíduos em comunidades pobres da Índia. Ele melhorou as condições dos catadores, enquanto satisfazia uma necessidade do mercado. Conclusão: Olhe para as lacunas do mercado e os pontos fortes de alavancagem por meio de parcerias intersetoriais para ir onde nenhuma empresa ou fundação ou governo tenha ido antes.

3) Repensar Restrições: Concentre-se em um objetivo final e considere recursos externos

Quando restrições fiscais forçaram a NASA a encerrar o programa de ônibus espaciais em 2011, a agência teve que repensar a forma como iria atingir seus objetivos. Enquanto a Nasa reduzia seus compromissos, um dinâmico ecossistema do setor privado interessado no espaço, entrou vigorosamente no vazio – com o apoio da agência. SpaceX detém mais de US $ 3 bilhões em contratos de mais de trinta lançamentos, incluindo 1.6 bilhões de dólares de contratos da NASA . Não só a NASA deu boas-vindas aos novos jogadores no espaço, mas também fez uma reengenharia radicalmente em seu próprio modelo de negócios para aproveitar a inovação que veio de fora. A quebra de paradigma da NASA foi mudar o foco do que ela poderia conseguir – ou seja o resultado que queria que acontecesse , então e pensar em quem poderia ajudar.

4) adotar soluções leves : Às vezes, as melhores soluções são também as mais baratas

Soluções leves utilizam a abordagem breves e simples para a resolução de problemas , muitas vezes a um custo menor. Obeservemos ridesharing. Enquanto engarrafamentos engasgam algumas das maiores cidades do mundo, a nossa análise sugere que a transferência de cerca de 15 por cento dos carros conduzidos por um motorista através da partilha de carro ou ridesharing poderia economizar 757 milhões suburbanos horas e cerca de US $ 21 bilhões em custos de congestionamento anualmente. Para conseguir esta poupança através de meios tradicionais exigiria bilhões de dólares de investimento em em infraestrutura. Aplicativos de Ridesharing envolvermos milhões de passageiros, o necessário para gerar um impacto considerável a uma fração do custo.

5 ) Comprar diferente: se a compra fosse um voto, você estaria optando pelos resultados corretos?

Os governos e as grandes empresas compram trilhões de dólares em bens e serviços a cada ano a partir de milhões de fornecedores e parceiros. Uma das maneiras mais rápidas para estas instituições públicas e privadas influenciarem a economia de solução é através de como eles compram. O setor público pode refazer contratos com o governo tradicional através de uma miríade de outras maneiras. Prêmios e desafios, concursos ou bonus-por-sucesso são abordagens que abrem o mercado do governo para novos provedores de soluções, ajudando a crescer a oferta . O poder de compra das empresas pode promover o bem social também. A Unilever , por exemplo, se comprometeu com o abastecimento sustentável de matérias-primas para reduzir a pressão sobre os insumos agrícolas em todo o mundo .

6) Meça o que importa

Resolver problemas mais intratáveis ​​da sociedade começa com a compreensão do que realmente move o cursor, permitindo que os recursos e criatividade se concentrem onde eles têm o maior impacto. Criação de métricas de impacto são cruciais para soluções de escala. Medidas comuns permitem o desenvolvimento de intercâmbios, que abre canais financeiros maiores. Os interessados ​​podem agora usar o Relatório de Impacto e Padrões de Investimento (IRIS) Iris para dados setoriais agregados e compará-los através de organizações da mesma forma que a SEC extrai dados para analisar as empresas públicas. Sistemas de medição compartilhada ajudam a juntar solucionadores de problemas desconectados e a melhorar a coordenação e o impacto para os financiadores e financiados igualmente.

...

Baixar como  txt (6.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »