TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Para mudar o mundo e mudar as pessoas os processos relacionados

Artigo: Para mudar o mundo e mudar as pessoas os processos relacionados. Pesquise 788.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/9/2013  •  Artigo  •  206 Palavras (1 Páginas)  •  246 Visualizações

someEducar para outro mundo possível é educar para conscientizar (Freire,1997), “para desalienar, para desfetichizar”. É também educar para ruptura, para a rebeldia, para recusa, para dizer “não”, para gritar, para sonhar com outros mundos possíveis, denunciando e anunciando. O núcleo central da concepção neoliberal da educação é a negação do sonho e da utopia. Por esse motivo, uma educação para outro mundo possível é, sobretudo, a educação para o sonho, a educação para esperança.

A educação, nesse sentido, pode favorecer a construção de outra lógica, através da formação da consciência crítica, contra a educação consumista, contra a degradação ambiental, as desigualdades, a violência, valorizando e assumindo os direitos humanos, a diversidade cultural, a participação de todos na vida social e nos processos decisórios.

Não se pode mudar o mundo sem mudar as pessoas: mudar o mundo e mudar as pessoas são processos interligados. Mudar o mundo depende de todos nós: é preciso que cada um tome consciência e organiza-se em multidões. Para Gadotti (2000) educar para outro mundo possível exige dos educadores um compromisso pela desmercantilização da educação e uma postura ético-eco-pedagógica de escuta do universo, do qual todos nós somos parte constituinte. Os educadores não devem dirigir-se apenas a alunos ou educando, mas aos habitantes do planeta.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com