TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Contabilidade E O Contador

Casos: A Contabilidade E O Contador. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/8/2013  •  1.221 Palavras (5 Páginas)  •  669 Visualizações

Página 1 de 5

“A CONTABILIDADE E O CONTADOR”

1.1 Tomada de Decisão

Tomamos decisões durante todo o tempo, algumas mais importantes outras nem tanto, porém temos que analisar muito bem os critérios para tomar uma decisão importante, pois esta se mal tomada pode nos prejudicar, e muito. Dentro das empresas não é diferente, todos os dias as pessoas mais responsáveis pelas empresas tomam decisões importantes, e para isso, precisam de dados precisos, corretos, para analisá-los e tomarem as decisões corretas.

A contabilidade é de suma importância para isso, pois é ela quem demonstra toda a situação econômica da empresa, podendo ser analisada, para que novas máquinas, novas pessoas, novos equipamentos sejam comprados, ou o contrário, para que se façam alguns cortes dentro da empresa.

Alguns empresários donos de empresas mal sucedidas reclamam que seu negócio não deu certo por causa dos altos juros, das altas taxas a serem pagas, mas muito provavelmente, o motivo não é este e sim a má gerência de sua empresa, algumas decisões tomadas de formas equivocadas podem, infelizmente, levar uma empresa a falência

As decisões tomadas, não se restringem a apenas os administradores e gerentes da empresa, mas também aos investidores, fornecedores, bancos, governo, sindicatos e outros interessados como: funcionários, órgãos de classe, pessoas e diversos institutos, como a CMV, CRC, clientes, concorrentes e etc.

1.2 Função do Contador

Produzir informações uteis aos usuários da Contabilidade para a tomada de decisões é a função básica do contador. No nosso país, em algumas pequenas empresas a função do contador foi infelizmente distorcida para satisfazer as exigências do fisco.

1.3 Objetivos da Contabilidade

Objetivos, cenários e princípios da Contabilidade formam a estrutura conceitual básica da Contabilidade. A contabilidade pode ser considerada como sistema de informação destinado a prover seus usuários de dados para ajudá-los a tomar decisão. Usuário é qualquer pessoa, física ou jurídica, que possui interesse em conhecer os dados fornecidos pela contabilidade de alguma entidade. Esses usuários podem ser: internos: gerentes, diretores, administradores, funcionários em geral; externos: acionistas, instituições financeiras, fornecedores, governos e sindicatos.

As informações econômicas são os dados presentes nos relatórios contábeis que são os elementos importantes constantes nas empresas. É possível concluir que o principal objetivo da contabilidade é o de permitir a todos os seus usuários a avaliação econômica e financeira da entidade analisada.

1.4 Cenários Contábeis

A contabilidade estuda os comportamentos das riquezas que abrangem o patrimônio da empresa, por isso, é uma ciência social. Mesmo a contabilidade utilizando os métodos quantitativos ela não pode ser confundida com uma ciência matemática, ou exata, pois essas são ciências abstratas que não dependem de ações humanas para serem alteradas, na contabilidade os números se alteram a partir de fatos ocorridos por causa de alguma ação humana.

A ciência contábil foi criada para suprir a necessidade que os donos de patrimônios tinham em analisar sua situação econômica e assim obter informação necessária para a tomada de decisão. No cenário contábil primitivo o proprietário da empresa era a principal figura central das ações empresariais, passando algum tempo, alguns usuários foram implantados a esse cenário, como: o banqueiro, o fornecedor, o governo, o administrador, os acionistas, os controladores, os empregadores, os clientes, os sindicatos, os partidos políticos e outros segmentos da sociedade. E agora o cenário contábil moderno é assim, com a entidade como figura central, entidades que possuem um poder de crescimento com um nível consideravelmente bom, podendo se tornar empresas de grande porte, com qualidade elevada em uma realidade de relativa instabilidade de preços e mercados.

1.5 Contabilidade Como Profissão

A pessoa formada em ciências contábeis possui uma grande oportunidade profissional, pois essa é uma área que abrange inúmeras alternativas para se trabalhar, entre elas:

Contador: É aquele que exerce as funções contábeis: Contabilidade financeira, necessárias em todas as empresas, pois fornece informações básicas e é obrigatória para fins fiscais, podendo receber varias outras denominações. Contabilidade de custos: calcula e interpreta os custos obtidos ou dos serviços prestados pela empresa. Contabilidade gerencial: também conhecido como controller, o contador que exerce a contabilidade gerencial é quem tem a responsabilidade das tomadas de decisões.

Auditor: é quem examina e confere se há exatidão nos procedimentos contábeis demonstrados pela empresa. Podem ser: auditor independente: é aquele profissional que não esta vinculado a empresa a ser examinada, mas pode estar vinculado a uma empresa de auditoria.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com