TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Competencias Gerencias

Monografias: Competencias Gerencias. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/10/2013  •  929 Palavras (4 Páginas)  •  347 Visualizações

Página 1 de 4

Introdução

As empresas estão sendo cada vez mais atacadas por transformações, onde as intensas mudanças comprometem as relações entre os indivíduos e a organização, afetando o relacionamento no ambiente de trabalho e, consequentemente, os resultados esperados. Em função disso, este novo cenário requer um novo modelo de gestão, com foco na renovação e, principalmente, nos requisitos ligados à liderança. O líder moderno deve aceitar que as mudanças são parte do processo de evolução e não são nocivas para o desempenho do time. Em outras palavras, o poder e a autoridade devem dar lugar a quebra de paradigmas, ao status quo da organização e ao entendimento dos verdadeiros desejos futuros.

Características do líder do futuro

O gestor moderno é focado no resultado, na obtenção do comprometimento da equipe, na valorização de ideias, no propósito da organização, no relacionamento e na melhoria contínua do processo de liderança.

Dentre as principais características, o líder do futuro deve:

Aceitar suas deficiências técnicas, mapeá-las e capacitar-se em cada uma delas.

Personalizar a liderança de acordo com a característica da equipe. As organizações possuem equipes multidisciplinares que, às vezes, requerem modelos distintos. Por exemplo, equipes de criação são mais produtivas quando operam com lideranças transformacionais.

Praticar o comprometimento afetivo (John Meyer e Natalie Allen, 1984) entre os times. Entender que sob a dimensão afetiva do comprometimento, "o indivíduo assume uma postura positiva e ativa diante do trabalho e da organização, despertando o desejo e a vontade em contribuir com as atividades e entidades relacionadas ao indivíduo, como trabalho e organização".

Atuar com foco no relacionamento - com bastante carisma (Max Weber, 2004). Líderes carismáticos são conquistadores e atraem mais os liderados.

Utilizar a maiêutica socrática - Transferir suas dúvidas entre o time através de perguntas que os façam refletir e chegar aos resultados. Por meio de questões simples, inseridas dentro de um contexto determinado, a Maiêutica dá à luz ideias complexas. A maiêutica baseia-se na ideia de que o conhecimento é latente na mente de todo ser humano, podendo ser encontrado pelas respostas a perguntas propostas de forma perspicaz.

Avaliar continuamente os impactos de sua liderança e realizar as mudanças necessárias. Debater os resultados de um determinado período com a equipe através do método "lições aprendidas" é uma estratégia.

Integrar as equipes ao negócio da organização. Conforme a experiência do autor deste trabalho, os desafios bem sucedidos foram aqueles em que os envolvidos conheciam muito sobre o negócio o qual o projeto afetava.

Engajar o time com metas corporativas. Os objetivos devem ser agrupados entre os membros do time e não somente de forma individualizada.

Executar mecanismos que possibilitem identificar os talentos do time, tais como lançar desafios entre os liderados e criar workshops para a proposição de ideias.

Desafios e alternativas do líder como parceiro empresarial

O parceiro empresarial, independente do papel que o mesmo representa no status quo da empresa, é desafiado a todo o momento em função das mudanças constantes. Por isso, o desafio principal está na busca contínua da excelência através de ações objetivas que possibilitem a avaliação do modelo a cada implementação.

Outro passo é aceitar que os lideres não conhecem todas as respostas para os problemas da organização, mas sim, possuem os mecanismos necessários para gerenciar os conflitos sem medos, permitindo o envolvimento da equipe na resolução de cada assunto.

A prática de ações como livrar-se dos efeitos nocivos provocados pelo ego podem ajudar os lideres a pensarem “fora da caixa”, permitindo o debate entre os envolvidos sem segregações de títulos ou cargos na organização.

Enfim, investir mais tempo em gestão de pessoas através de modelos que permitam a aplicação da política dos times auto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com