TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comunidade e suas minorias

Por:   •  13/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  615 Palavras (3 Páginas)  •  144 Visualizações

Página 1 de 3

Comunidade cidadania e minorias

  1. Explique a importância dos limites territoriais para a análise sociológica de uma comunidade.

Os limites territoriais são um fator de grande importância, pois delimitam a área de interação de uma comunidade. Sendo possível, desta forma, distinguir os característicos grupos constituintes da mesma e suas relações recíprocas.

  1. Cite as quatro principais características de uma comunidade: O que você entende por comunidade homogênea?

É a nitidez, pequenez, homogeneidade e auto suficiência. A homogeneidade de uma comunidade seria a tradição adotada pelo grupo em questão. Onde de é passado de pai para filho os costumes, ações e forma de pensar aceito pela comunidade a que se está agregado.

 

  1. Comente as relações de necessidade e as relações voluntárias que diferenciam as sociedades tradicionais das sociedades contemporâneas.

O tradicionalismo suporta essas relações de necessidade baseado nos costumes que são ditados por aquele grupo social e há uma forte influência do sentimentalismo ao que se refere a lei. Já nos grupos contemporâneos oque é tradicional já não tem tanta força, pois o individualismo já é fortemente “impregnado” aos indivíduos do grupo. E as pessoas são interadas sobre os fatos, mas não há um sentimentalismo geral que as induzam a reagir. Nos tempos contemporâneos os indivíduos convivem uns com os outros por opção. Caso haja interesses em comum, há mútua voluntariedade de se manter uma relação. Caso haja divergência de interesses os indivíduos separam-se de forma cordial ou não com o amparo da lei.

  1. Quais as principais diferenças entre as sociedades comunitárias e as sociedades contemporâneas?

A sociedade comunitária é pequena, com divisão de trabalho simples e limitada diferenciação de papeis. Tem relações duradouras, inclusivas ou receptivas, intimas ou pessoais. Compete-lhes viver com padrões de respeito, lealdade, afeto e amor.

As sociedades societária é composta por grandes metrópoles, onde há acentuada divisão do trabalho e vários papeis sociais e os indivíduos precisam se enquadrar numa complexa estrutura social em que ocupam determinado status. As relações tendem a ser transitórias, superficiais e impessoais.

  1. Dê seu ponto de vista, oque tem provocado o aumento do individualismo no mundo todo?

O egocentrismo é o principal precursor do aumento do individualismo no mundo. As pessoas ao redor do globo tem cada vez menos tolerância uma para com a outra. Muitos desenvolvem seus hobbys no decorrer de suas vidas e quando outras pessoas acabam por induzir uma mudança elas acabam por rejeitar o convívio mútuo. Direcionando a pessoa a vida individual, egocentrada, buscando apenas realizar seus desejos e vontades próprias.

  1.  Elabore um conceito de cidadania.

Cidadania é o direito que o ser humano tem de ser consciente. De ser inteirado sobre tudo aquilo que acontece em sua sociedade. De agir em prol da moralidade e conservação da comunidade. Participar e opinar sobre tudo aquilo que faz parte e altera sua vida e a de seus semelhantes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (52.6 Kb)   docx (10.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com