TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conservação De Energia

Ensaios: Conservação De Energia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/6/2014  •  933 Palavras (4 Páginas)  •  176 Visualizações

Página 1 de 4

PLANO DE AULA PIBID

Identificação

Escola: Doze de Novembro;

Professores: Aline Bonfanti e Jéssica Pauletti

Disciplina: Física

Aula: 2h/aula;

Série: Primeiro ano do Ensino médio

Tema: Conservação da Energia

Objetivo geral:

• Demostrar por meio do experimento a transformação da Energia Potencial Gravitacional em Energia Cinética.

Objetivos específicos:

• Perceber a aplicação dos diferentes tipos de energia (mecânica, potencial, cinética) e cada uma apresenta especificidades.

• Permitir que por meio do uso do experimento que os alunos entendam e reforcem os conceitos já vistos;

• Possibilitar que relacionem sobre as energias aplicadas ao cotidiano e sua importância.

Pré-requisito:

• Noção geral da lei de conservação de energia;

• Conceitos dos tipos de energia existentes;

Metodologia

Por início em conjunto vamos ler a história a seguir, para relembrar algumas questões que começamos nas aulas passadas.

Deixar que o alunos falem a respeito do assunto, e ainda embasar a discussão colocando o trecho abaixo, que ilustra o que a história buscava repassar aos estudantes.

Agora com esses conhecimentos, podemos montar um experimento. De início a professora dividirá a turma em dois grupos, cada um deles receberá uma folha, que servirá de base no desenrolar do experimento (em anexo). O número de grupos pode variar, dependendo do número de alunos e disponibilidade de materiais, os alunos também podem se envolver nessa parte.

Por primeiro será disponibilizado apenas os materiais as equipes (um balde pequeno, barbante, mesa da sala ou escola, fita adesiva, papel, bloco (caixa de chá mate) e massa (moedas, massas de modelar, etc). Com isso, a primeira orientação é que devem imaginar como demostrar a conservação de energia com tais materiais e tentar associar questões teóricas para explicar. Deixa-se uns 15 minutos e pede-se que exponham suas hipóteses.

Com base no que os alunos desenvolveram, apresentar a seguinte imagem aos alunos e solicitar que descrevam na questão 2 do roteiro o que entendem, relacionando com o assunto em questão e se é possível montarem/reproduzirem o mesmo.

E por fim explicar os conceitos e qual seriam os pressupostos no experimento que envolvem o tema.

A idéia do experimento é mostrar que, devido à conservação da energia mecânica, quanto maior a energia potencial gravitacional no início do movimento de queda, não forçada, de um objeto, maior será sua energia cinética na parte mais baixa de sua trajetória. Esta quantidade de energia poderá ser aferida através de um mecanismo de transferência do movimento do objeto.

Neste experimento, um balde pequeno transfere sua energia para um bloco, parado sobre uma folha de papel fixada sobre o piso, na trajetória do balde (ver figura no esquema geral de montagem). Ao iniciar o movimento, o balde começa a transformar sua energia potencial gravitacional em energia cinética. Durante o movimento há diminuição da energia potencial gravitacional e aumento da energia cinética. Tomando-se o piso como ponto de referência, devido à conservação da energia mecânica, no ponto mais baixo da trajetória, toda energia potencial gravitacional que o balde perde devido à perda de altura se transforma em energia cinética.

Da energia cinética do balde, uma grande parte é transferida para o bloco que se move, porém,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com