TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Construindo Indicadores Sociais: Uma revisão da bibliografia especializada

Por:   •  18/6/2020  •  Resenha  •  753 Palavras (4 Páginas)  •  151 Visualizações

Página 1 de 4

Resenha do trabalho: Construindo indicadores sociais: uma revisão da bibliografia especializada

Trabalho elaborado por Ranulfo Parahos, UFAL – Universidade Federal de Alagoas. Instituto de Ciências Sociais. Maceió – AL – Brasil, Dalson Britto Figueiredo Filho UFPE – Universidade Federal de Pernambuco. Departamento de Ciência Política. Recife – PE – Brasil, Enivaldo Carvalho da Rocha UFPE – Universidade Federal de Pernambuco. Departamento de Ciência Política. Recife – PE – Brasil, José Alexandre da Silva Júnior UFAL – Universidade Federal de Alagoas. Instituto de Ciências Sociais. Maceió – AL – Brasil, Romero Galvão Maia IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Recife – PE – Brasil. O trabalho chama atenção para a questão da construção de Indicadores Sociais, os autores destacam principalmente os conceitos, propriedades e construção desses indicadores sociais.

Os autores se motivaram para fazer o trabalho com o propósito de facilitar a construção de indicadores para a área acadêmica e para aqueles que formulam as políticas públicas.

Para Henviot (2005), antigamente havia questionamentos de como utilizar informações da realidade social para melhorar o desenvolvimento e implementação de políticas públicas.

Então a primeira função dos indicadores sociais é desenvolver/expor a realidade, utilizando dados objetivos e comparáveis e critérios socialmente relevantes.

O termo de Indicadores Sociais surge no início da década de 1960.

Os autores adotam a definição proposta por Jannuzzi (2005); “no campo aplicado das políticas públicas, os indicadores sociais são medidas usadas para permitir a operacionalização de um conceito abstrato ou de uma demanda de interesse programática”.

Os indicadores sociias é fundamental no desenvolvimento, na implementação e na avaliação de políticas públicas. Então para qualquer atividade governamental em uma área especifica, tem a necessidade de utilizar os indicadores sociais. Para ocorrer alguma intervenção estatal é necessário conhecer a realidade social que deseja transformar. Porém, somente a coleta dos dados não garantem a eficiência e efetividade das políticas.

No desenvolvimento do trabalho, os autores análise de componentes principais e simulação básica para ilustrar o passo a passo da construção de um indicador.

Segundo (Zeller; Camines, 1980), a literatura especializada aponta a confiabilidade e a validade como termos essenciais da linguagem básica da mensuração. Ou seja, quanto maior for a confiabilidade, menor a quantidade de erro no processo de mensuração.

Já a validade se refere a proporção entre o que se mede e o que se queria medir. Para Jannuzzi, validade é outro critério fundamental na escolha de indicadores.

Os autores apoiam que é mais importante assegurar medidas válidas de que medidas confiáveis. Pois analisando, é mais válido obter medidas que representam os conceitos/fenômenos de interesse do que indicadores de uma medida qualquer.

Como exemplo, os autores citam Jannuzzi, que sugere doze propriedades desejáveis na construção dessas medidas. Também expõem um quadro indicando propriedades e indicadores. Comparando que não necessariamente um score alto oferece ao pesquisador indicadores que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (37.5 Kb)   docx (8.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com