TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Construções Bioclimática

Artigos Científicos: Construções Bioclimática. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/5/2014  •  972 Palavras (4 Páginas)  •  246 Visualizações

Página 1 de 4

CONSTRUÇÕES BIOCLIMÁTICAS

Manuela Venturi

Prof. Marcelo Murua

Faculdade Metropolitana de Rio do Sul – FAMESUL

Bacharelado em Engenharia Civil (ENC52) – Construção Civil I

30/04/14

RESUMO:

Este artigo relata um pouco sobre a técnica de construções bioclimáticas, que mesmo que parece um método recente, já é utilizado á muito tempo. Vemos como essas construções conseguem ficar em harmonia com o meio em que estão localizadas e usufruem do ambiente. Conseguimos concluir que melhorar o projeto para agredir menos o meio ambiente não é caro e ainda termos uma economia com energia, água e outras fontes, além de preservar o meio ambiente, ou seja, só traz benefícios aos seus moradores.

Palavras-chave: Construção. Sustentabilidade. Bioclimáticas.

1.INTRODUÇÃO

Construções bioclimáticas, arquitetura sustentável, bioconstrução, construção ecológica, empreendimentos verdes são temas bastante discutidos hoje, com a preocupação cada vez maior com as questões ambientais. Parecem ter sido inventados há pouco tempo, porém, muito do que permeia tais conceitos vem sendo utilizado pelo ser humano desde os primórdios.

Das primeiras cabanas aos grandes arranha céus, o homem sempre aproveitou o meio a favor de seus ambientes construídos. Hoje, o apelo ecológico é tão forte que, de tanto o homem extorquir a mãe natureza, às vezes nos perguntamos se mesmo trancados em casa, estamos contribuindo para alguma degradação ambiental.

2. CONSTRUÇÕES BIOCLIMÁTICAS

Passamos a maior parte da nossa vida (generalizando) em locais edificados, dessa forma, é imprescindível garantir condições mínimas de conforto ambiental aos usuários, seja térmico, acústico ou luminoso.

O conceito de construção bioclimática é diminuir o impacto das mesmas no meio ambiente, e permitir um conforto térmico o ano todo. O projeto é construído de acordo com as peculiaridades do local. Deste modo, aumenta a eficiência da construção e diminui os impactos ambientais.

Em locais frios é usado isolamento térmico nas aberturas e bastante vidro para entrar o sol, e assim proporcionar um aquecimento do ambiente. Também aproveitam o calor do sol para aquecer a água. Já em locais quentes, usa-se menos vidros, e também vidros que impeçam a entrada da radiação solar. As paredes são mais grossas e as cores das paredes são claras, para diminuir a propagação da radiação.

Hoje, ainda, o maior aproveitamento nessas construções é o do sol, para ser usada como luz ou para o aquecimento da água.

Os pontos principais das construções bioclimáticas são: a criação de ambientes saudáveis para os moradores, eficiência enérgica e consideração da vida útil dos materiais utilizados na obra, diminuir os desperdícios e usar fontes renováveis de energia que não agridam o meio ambiente.

As construções que se adequam ao conceito de bioclimáticas não são mais caras, pois 85% da sustentabilidade da edificação são decididas no projeto, sem custos adicionais. A partir dos projetos e gestão, a arquitetura e os profissionais envolvidos em todo o ciclo de vida das edificações são chamados a contribuir na construção de uma sociedade mais sustentável. A sustentabilidade na construção passa por um bom projeto arquitetônico bioclimático, sem dúvidas.

Mesmo com tantas coisas a favor isso ainda não é muito usado porque normalmente os sistemas já estão padronizados, produtos, desenhos e soluções; ou ainda, os conceitos de ‘moda’ no segmento da construção colocando critérios estéticos como prioridade, principalmente quando se trata de projetos residenciais; e também a exigência de um conhecimento sistêmico e multidisciplinar,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com