TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conta Origin

Seminário: Conta Origin. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/11/2013  •  Seminário  •  1.484 Palavras (6 Páginas)  •  405 Visualizações

Página 1 de 6

A ORIGEM DA CONTABILIDADE

A história da contabilidade está ligada à necessidade de registros contábeis no comercio. Há indícios de que as primeiras cidades comerciais eram dos fenícios. A pratica do comercio não era exclusiva destes, sendo exercida nas principais cidades da antiguidade, enquanto a troca e venda dos comerciantes requeria o acompanhamento de seus bens quando cada transação era efetuada. As trocas de bens e serviços eram seguidas de simples registros ou relatórios sobre o fato, mas com o passar dos anos foram aumentando a quantidade de bens na venda e troca dos comerciantes. Daí então, a venda possuía maior quantidade de valores, preocupava-lhe quanto podia render e qual a forma mais simples de aumentar as suas posses. Já não era tão fácil a memorização quando em maior volume, somente pelo uso de registros. Daí então veio os primeiros surgimentos das administrações particulares mesmo que não poderia ser feito sem o devido registro, a fim de representar conta das coisas administradas.

Podemos resumir a evolução da ciência contábil das seguintes formas:

• Contabilidade do mundo antigo: o período que se inicia com as primeiras civilizações.

• Contabilidade do mundo medieval: período da era cristã.

• Contabilidade do mundo moderno: período que vai de 1494 a 1840 com o aparecimento da obra "La Contabileta Applicatta Alle Amministrazioni Private e Pubbliche” de Francesco Villa, obra importante na historia da contabilidade.

• Contabilidade do mundo cientifico: usada atualmente, tornou-se uma necessidade para se estabelecer o controle das inúmeras riquezas que o novo mundo apresenta.

OS PRIMEIROS SINAIS QUE EVIDENCIAM A EXISTÊNCIA DA CONTABILIDADE NA ANTIGUIDADE.

Os primeiros sinais de contabilidade se deram através dos registros contábeis nos animais e mercadorias. Principalmente os que constituem em fichas de barros guardados em receptáculos de barros que eram utilizados na contagem de patrimônio de bens dos produtores e comerciantes que cada um tinha. Temos como exemplo “as fichas de barro” que a maioria dos comerciantes e produtores usava naquela época para fazer a sua contagem. Pois, cada um necessitava de um controle do seu patrimônio. Uma ficha poderia representar um boi, se o mesmo fosse transferido para outra pastagem, tosquiado ou emprestado a sua ficha seria igualmente transferida para outro receptáculo de barro, registrando dessa forma a transação e auxiliando o controle do patrimônio por parte do proprietário. Após a criação das fichas de barro para o controle da contabilidade houve também a criação de tabuas com escritos cuneiformes para a contabilização do pão, cerveja, materiais e trabalho escravo, dessa forma a invenção da escrita pelo homem estão inteiramente ligados ao surgimento da contabilidade.

Daí surgiu também à tabua de pedra calcária, que registrava a criação de um templo. Os avanços da ciência contábil se deram principalmente devido a necessidade do governo de organizar a arrecadação de impostos através de registro dos valores monetários, pois não havia como manter os arquivos que registravam em placas de barros depois do lançamento de impostos territorial, reservas agrícolas, inventários de escravos, cavalos, carros e de guerra. Daí então houve o surgimento da escrita.

A Evolução da Contabilidade

Podemos resumir a evolução da ciência da contábil de varias formas: período antigo, período medieval e período científico.

No período antigo a contabilidade era praticada pelo homem primitivo, já tinha como objetivo o patrimônio representado pelos rebanhos e outros bens dos seus aspectos quantitativos, a contagem era o único método adotado. Para o controle dos bens, que classificados segundo a sua natureza, rebanho, metais, escravos e etc. A palavra conta designa o agrupamento de itens da mesma espécie.

As primeiras escritas contábeis surgiram quando o homem conseguiu fazer os seus primeiros desenhos e gravações com a dinamização do sistema contábil, os registros se tornam diários e posteriormente foram utilizados em papiros ou tabuas, no final de determinados períodos que lembra o diário, o balancete mensal e o balancete anual. Com o passar do tempo surgiu o período medieval que já utilizavam o debito e credito oriundos das relações entre direitos e obrigações e referindo-se inicialmente as pessoas com o crescimento da contabilidade foram as conseqüências naturais das necessidades geradas pelo advento do capitalismo nos séculos XII e XIII. Daí então veio o período moderno, onde a contabilidade tornou-se uma necessidade para estabelecer o controle das inúmeras riquezas que o novo mundo representava tendo necessidades de se proceder à determinação das perdas e lucros entre credores e devedores. Mais depois de tudo isso foi se evoluído mais com o crescimento das empresas nacionais e multinacionais requeriam grandes capitais de muitos acionistas foi à grande causa do crescimento e estabelecimento das teorias e praticas contábeis, que foi o período cientifico.

Teoria da contabilidade

A contabilidade tem como objetivo fornecer informações estruturadas e organizadas de natureza econômica,financeira e subsidiariamente fisica,de produtividade e social aos usuários.Tem em consideração como um sistema de informação destinada a prover seus usuários de dados para ajuda-los a tomar decisões.

Na contabilidade os principais usuários são os investidores atuais e potenciais,empregados credores por emprestimos,fornecedores e outros credores comerciais,cliente,governos e suas agências e o publico.E todos usam essas demonstrações para satisfazer algumas das suas diversas necessidades de informações.Embora nem todas as necessidades de informações desses usuários possam ser satisfeitas pelas demonstrações contábeis,há necessidades que são comum a todos os usuários.

O objetivo das demonstrações contábeis,num sentido mais profundo ,é fornecer informações sobre a posição patrimonial e financeira,o desempenho e as mudanças na posição financeira da entidade,que sejam úteis a um grande número de usuários em suas avaliações e tomada de decisão econômica.

Nas características qualitativas existem quatro demonstrações contábeis:Compreensibilidade,Relevância,Confiabilidade e Comparabilidade.

• A compreensibidade é uma qualidade essencial das informações apresentadas nas demonstrações contábeis é que elas sejam prontamente entendidas pelos usuários.

• A relevância

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com