TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ContabilidDE INDUSTRIAL

Ensaios: ContabilidDE INDUSTRIAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/3/2014  •  5.019 Palavras (21 Páginas)  •  236 Visualizações

Página 1 de 21

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

CIÊNCIAS CONTÁBEIS

NOME

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL

5° SEMESTRE

GESTÃO INDUSTRIAL

CURVELO - MG

2013

GESTÃO INDUSTRIAL

Trabalho apresentado ao Curso de Ciências Contábeis da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Contabilidade de Custos Industriais, Contabilidade Gerencial, Sistemas de Informação, Estruturas das Demonstrações Contábeis, Metodologia Científica e Homens, Cultura e Sociedade.

Curvelo - MG

2013

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

3 DEFINIÇÕES CONCEITUIAIS 5

3.1 CRITÉRIO DE RATEIO DOS CUSTOS INDIRETOS 5

3.2 CUSTEIO POR ABSORÇÃO 6

3.3 PRODUTOS EM PROCESSO 7

3.4 PRODUTOS ACABADOS 7

4 UNIDADES EQUIVALENTES DE PRODUÇÃO 8

5 FORMAÇÃO DO PREÇO DE VENDA 8

5.1 COM BASE NOS CUSTOS 9

5.2 COM BASE NO MERCADO 9

6 ANÁLISE CUSTO / VOLUME / LUCRO 11

6.1 MARGEM DE CONTRIBUIÇÃO 12

6.2 PONTO DE EQUILÍBRIO 13

7 IMPORTÂNCIA DE UM SIST. INTEGRADO PARA GERAR INFORMAÇÕES 15

8 DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS 17

9 CONCLUSÃO 20

REFERÊNCIAS 21

1 INTRODUÇÃO

Este trabalho discorre sobre o tema “Produção Industrial”.

Tem por objetivo elaborar um texto que contenha informações teóricas e conceitos que contribuam para que se faça o cálculo dos custos unitários utilizando unidades equivalentes, da formação do preço de venda e do cálculo da margem de contribuição e do ponto de equilíbrio.

Trata-se de um estudo interdisciplinar, no qual são mobilizados os conhecimentos adquiridos no 5º semestre do Curso de Ciências Contábeis.

2 DESENVOLVIMENTO

Com base nas informações de que a empresa Industrial Holandesa Ltda, que produz e comercializa diretamente ao comércio varejista, chocolates em dois formatos: Bombons e Barras, são apresentados alguns conceitos pertinentes ao cálculo dos custos unitários utilizando unidades equivalentes, também a formação do preço de venda e o cálculo da margem de contribuição e do ponto de equilíbrio.

3 DEFINIÇÕES CONCEITUAIS

3.1 CRITÉRIOS DE RATEIO DOS CUSTOS INDIRETOS

O rateio dos Custos Indiretos requer a consideração de critérios que o efetivem. Segundo Sant’Anna (2011, p. 4):

Rateio de custos indiretos – Custos indiretos como a manutenção da fábrica, a energia elétrica gasta na iluminação da fábrica, depreciação das máquinas de produção, lubrificantes utilizados na produção (máquinas) etc., têm de ser rateados em cada produto, pois não é possível determinar quanto cada produto consome separadamente.

Um critério de rateio dos custos indiretos pode ser o quanto cada produto consome proporcionalmente de custos diretos. Se, por exemplo, o produto A consome 23% do total de material e mão-de-obra, 23% dos custos indiretos serão direcionados ao produto. Assim, se o produto B consome 42% do total da matéria-prima (material) e mão-de-obra e o produto C 35% deste total, 42% dos custos indiretos serão rateados para o produto B e 35% dos custos indiretos serão rateados para o produto C.

Outro critério de rateio dos custos indiretos seria apenas considerar o custo de material ou, alternativamente, somente o custo de mão-de-obra em cada produto. Assim, se o produto A consome 25% de horas de mão-de-obra, 25% dos custos indiretos seriam alocados no produto, por exemplo.

A quantidade de mão-de-obra aplicada a cada produto determinaria o rateio dos custos indiretos na mesma proporção, neste caso. O rateio de Custos Indiretos é apurado considerando os custos diretos de cada produto, ou a mão-de-obra empregada para a fabricação dos mesmos.

Os critérios de rateio modificam o custo dos produtos, portanto, são necessários cautela e bom senso ao adotá-los. Sempre existirá certo grau de subjetividade na escolha do critério de rateio, mas essa subjetividade pode ser reduzida, quando analisamos, detalhadamente, a natureza dos custos indiretos, antes de adotar o critério. Os Custos Indiretos são aqueles que não podem ser mensurados aos produtos, podendo, portanto ser apropriados somente de forma indireta, mediante uma estimativa de gasto.

Os Critérios de Rateios são uma forma direta de segregar os recursos consumidos pelos objetos principais de custos em determinado estagio

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.9 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com