TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade Etapa 1

Trabalho Escolar: Contabilidade Etapa 1. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/6/2013  •  1.724 Palavras (7 Páginas)  •  404 Visualizações

Página 1 de 7

Objetivo da Contabilidade

A contabilidade é um sistema de informação e avaliação que visa ver as demonstrações e análiseseconômica, financeira, física podendo assim ver a produtividade de seus usuários, usando técnicas de ajustes e na emissão de relatórioso que compreenderegistros, demonstrações, análises, diagnósticos e prognósticos, expressos sob a forma de relatos, pareceres, tabelas, planilhas e outros meios.

Podemos então resumir os objetivos da contabilidade da seguinte forma:

 Organizar, classificar e registrar todos os eventos ocorridos nas atividades da empresa;

 Permitir o controle administrativo e o fornecimento de informações precisas e atuais para os diversos usuários, tais como os acionistas ou cotistas, investidores, credores, funcionários, sindicatos e fiscais;

 Medir e informar periodicamente a evolução do patrimônio das entidades;

 Medir e informar regularmente o resultado econômico das atividades ocorridas em certo período;

 Controlar os bens, direitos e obrigações das entidades;

 Emitir periodicamente as demonstrações contábeis para uso de diversos usuários;

 Atender todas as exigências fiscais e tributárias, apurando e informando o valor devido dos diversos tributos em cada período.

A não utilização da informação contábil pode gerar grandes problemas como:deficiências na estrutura do modelo informativo; limitações do próprio usuário;baixa credibilidade por parte dos usuários;linguagem inadequada nas demonstrações contábeis.

Desta maneira, podemos concluir que acontabilidade estuda o patrimônio em suas variações quantitativas, tratando das funções, dos cálculos, dos registros e análises destas variações. Seu objetivo é revelar como se encontra e identificar quais os fatores que proporcionaram mutações. Fornecendo assim, informações úteis à tomada de decisões das empresas.

O dever de demonstrar a situação do patrimônio e o resultado do exercício de forma clara e precisa, e rigorosamente de acordo com os conceitos, princípios e normas básicas é da contabilidade. O resultado apurado deve ser economicamente exato.

Semelhanças Existentes na Vida Financeira Particular e de Uma Empresa.

Mayra Santos Teixeira

Em relação à minha vida financeira pessoal com a de uma empresa pra mim existem vários pontos em que podemos dizer que são iguais e outros com pequenas diferenças.

Em uma dessas semelhanças podemos citar o fluxo de caixa, baseando no que temos a receber e a pagar, tentando manter o controle financeiro. Podemos citar também os investimentos, pois uma empresa sempre tem sua visão no futuro, e esses são necessários para que lá na frente esse recurso nos gere lucro. Já a vida pessoal financeira de uma pessoa há investimentos, mas são outros tipos, sejam em um investimento imobiliário, aplicações bancárias ou em investimento profissional, como faculdade, cursos e especializações. As Receitas são um ponto onde há muita semelhança e pequenas divergências entre empresas e a vida pessoal. Ao passo que nós temos geralmente uma só fonte de renda, as empresas se munem de vários clientes sejam eles outras empresas ou até mesmo o consumidor final.

As entradas se dão uma ou duas vezes ao mês para nós Pessoa Física, já para a Pessoa Jurídica essas entradas podem variar conforme os acordos entre a empresa que fornece o produto ou serviço e o cliente. Isso influi no pagamento das contas que não podem deixar de ter um controle rigoroso para ambos os lados. As Despesas são outro ponto onde existem poucas diferenças, em geral tanto a empresa quanto a pessoa física pagam despesas básicas de energia elétrica, água, internet e telefonia. Os fornecedores são quem causam a pequena diferença, e que no nosso caso podem ser considerados até mesmo uma loja de roupas ou o supermercado, que são fatores importantes para podermos produzir.

Enquanto precisamos estar vestidos e alimentados para produzirmos no mercado de trabalho as empresas necessitam de matéria-prima para gerar lucro. Os Impostos, estes não só se assemelham como se complementam, enquanto as Receitas e as despesas podem ser de uma ou várias fontes, os impostos sempre são pagos seja ao município, estado ou a união. De forma mais limpa, as empresas nada são, além de pessoas, porém jurídicas, que tem basicamente muitas de nossas necessidades e obrigações, possuem o mesmo objetivo que é lucrar, pois da mesma forma a empresa que não lucra está obviamente com prejuízo, nós quando gastamos mais do que ganhamos ficamos devendo.

A Minha Vida Financeira Comparada Com a de Uma Empresa.

A contabilidade surgiu com o intuito apenas de um controle dos bens pessoais, quando não se existia nem papel e todos os “relatórios” eram feitos em pedras. Hoje a contabilidade auxilia na administração de bens de nações.

Em nosso cotidiano sem nos darmos conta sempre estamos fazendo o uso dela, como no simples somar das contas que temos à pagar.

A administração doméstica não se difere muito das grandes empresas. Tanto nós cidadãos quanto as empresas temos como objetivo em comum a redução de custos desnecessários e aumento do capital para a aquisição ou não de novos bens, a usamos como auxílio para estarmos sempre prestando contas ao governo através da declaração do imposto de renda, por exemplo, o controle de estoque também é um ponto em comum.

Mesmo com os resultados se diferenciando em termos de valores a fórmula é basicamente a mesma.

A casa é como uma empresa por tanto no final de cada mês devemos fazer um balanço para verificar se não estamos trabalhando no vermelho, gastando mais do que ganhando. Esta simples atitude evita surpresas negativas e nos dará a oportunidade de identificar para onde está indo o dinheiro das horas trabalhadas e corrigir eventuais excessos.

Semelhanças entre as entidades Indivíduo / Empresa

Vanessa Ramos Donato

A utilização de recursos financeiros para demonstração de resultados, sendo eles favoráveis ou não, é de extrema relevância para controle de despesas, custos, investimentos, dentre outros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com