TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Contabilidade Etapa 1

Por:   •  13/5/2013  •  1.701 Palavras (7 Páginas)  •  404 Visualizações

Página 1 de 7

ETAPA 1

Objetivo: Nesta primeira etapa o objetivo é reforçar os conceitos sobre Contabilidade e a formação do patrimônio das organizações apresentados em sala de aula e descritos no livro texto. No primeiro passo, deve-se responder a 3 questões e elaborar uma redação sobre a evolução da Contabilidade no mundo.

Passo 1 - Questões

1 - Como a contabilidade auxilia o gestor administrativo ou o contador a tomar decisões na empresa?

A informação é a principal ferramenta e é imprescindível para a tomada de decisões pelos administradores de empresas nos dias atuais. Existem inúmeras fontes de informação disponíveis e a Contabilidade como ferramenta para mensurar e registrar os fatos financeiros que envolvem a atividade empresarial, deve suprir os administradores com as informações necessárias a fim de lhes permitir tomar decisões acertadas acerca do uso eficiente dos recursos disponíveis.

2 - Quais as principais diferenças entre a função do administrador e a do contador?

O administrador tem como principal função, analisar os riscos e oportunidades inerentes ao negócio da entidade que administra bem como acompanhar o desempenho da empresa e tomar decisões no sentido de corrigir o rumo caso perceba que os resultados alcançados estão aquém do planejado.

O contador deve prover o administrador das informações claras, relevantes e na medida do possível preditivas, através de dados que permitam avaliar as tendências do mercado, para que este possa para gerenciar o empreendimento.

Resumindo, o contador deve coletar e disponibilizar informações financeiras, enquanto o administrador deve tomar decisões baseadas em informações, dentre as quais aquelas fornecidas pelo contador

3 - Das diferentes profissões que o contador pode atuar, qual você escolheria e por quê?

Considerando que o universo profissional em que contador o contador pode atuar destacam-se:

• Empregado no departamento fiscal ou de escrituração contábil;

• Atuar junto a seguradoras, bancos, prefeituras, administradoras de planos de saúde;

• Auditor externo ou interno;

• Elaboração das demonstrações contábeis; como proprietário ou sócio de escritório contábil, realizando consultoria tributária, societária, de custos, finanças, etc.

• Agente fiscal de tributos federal, estadual e municipal.

• Professor da área contábil.

Acredito que a atuação como contador autônomo ou seja, como dono de um escritório de contabilidade é bastante interessante e desafiador, pois esta atividade é desenvolvida geralmente junto à pequenas empresas e requer conhecimento de todas as leis e regulamentos inerentes ao universo contábil e pode contribuir, se bem executada, para que estas empresas obtenham sucesso

4 - Elabore um redação de no máximo 20 linhas a respeito da evolução da Contabilidade no mundo.

A contabilidade existe desde os primórdios da humanidade, quando se iniciaram as atividades comerciais. Indícios datados de 4500 a.C. indicam que já naquela época o homem registrava suas transações comerciais em placas de argila, onde nelas se podia constatar os resultados obtidos numa colheita, os objetos trocados, os impostos e taxas coletadas pelas seitas religiosas (Palhares E Rodrigues, 1990).

Mesmo existindo desde o princípio da humanidade, a contabilidade se desenvolveu muito lentamente e somente em torno do século XV é que ela atingiu um bom nível de desenvolvimento, sendo chamada de fase lógica-racional ou fase pré-científica da contabilidade. Em 1494 o Frei Luca Pacioli publicou em Veneza o texto Summa de aritmética, geometria, proportioni et proportionalita, onde se distingue o Tractatus de computis ET scripturis. demonstrando o método das partidas dobradas, expressando os termos ‘débito’ e ‘crédito’ (Marion, 2010)

Com o surgimento da globalização no final do século XX, a informação contábil tornou-se imprescindível, pois empresas locais passaram a concorrer com organizações internacionais e precisavam ter informações confiáveis para tomar decisões.

Passo 2 – Bens, direitos, obrigações e patrimônio

Patrimônio é o conjunto de bens, direitos obrigações de uma pessoa ou organização que podem ser mensurados economicamente ou seja podem ser avaliados em dinheiro. Ele é composto de elementos positivos e negativos,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com