TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Contabilidade Etapa 5

Por:   •  31/8/2013  •  650 Palavras (3 Páginas)  •  422 Visualizações

Página 1 de 3

A principal função é fornecer um quadro preciso da contabilidade e situação financeira da empresa em um certo período do ( geralmente o balanço é feito sobre um período de um ano). O balanço patrimonial é considerado uma das principais declarações financeiras de uma empresa e deve ser produzido de maneira precisa e rigorosa, afim de auxiliar um controle do patrimônio liquido.é composto por:

Ativo compreende os bens, os direitos e as demais aplicações de recursos controlados pela entidade, capazes de gerar benefícios econômicos futuros, originados de eventos ocorridos.

Passivo compreende as origens de recursos representados pelas obrigações para com terceiros, resultantes de eventos ocorridos que exigirão ativos para a sua liquidação.

Patrimônio Líquido compreende os recursos próprios da Entidade, e seu valor é a diferença positiva entre o valor do Ativo e o valor do Passivo.

A DRE (Demonstrações de Resultados do Exercício), tem como objetivo apresentar os resultados apurados dos conjuntos de operações realizadas em um determinado período (geralmente 1 ano) ou seja, evidenciar a situação econômica da empresa, é a apuração de lucro ou prejuízo. De acordo com o artigo 187 da Lei n 6.404, de 15 de dezembro de 1976, deve ser discriminado no DRE:

- a receita bruta das vendas e serviços, as deduções das vendas, os abatimentos e os impostos;

- a receita líquida das vendas e serviços, o custo das mercadorias e serviços vendidos e o lucro bruto;

- as despesas com as vendas, as despesas financeiras, deduzidas das receitas, as despesas gerais e administrativas, e outras despesas operacionais;

- o lucro ou prejuízo operacional, as outras receitas e as outras despesas;

- o resultado do exercício antes do Imposto sobre a Renda e a provisão para o imposto;

- as participações de debêntures, empregados, administradores e partes beneficiárias, mesmo na forma de instrumentos financeiros, e de instituições ou fundos de assistência ou previdência de empregados, que não se caracterizem como despesa;

- o lucro ou prejuízo líquido do exercício e o seu montante por ação do capital social.

De acordo com o principio da competência o DRE leva em conta as receitas e os rendimentos ganhos no período, independentemente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com