TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Contabilidade Etapas 1 E 2

Trabalho Universitário: Atps Contabilidade Etapas 1 E 2. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/5/2013  •  1.423 Palavras (6 Páginas)  •  803 Visualizações

Página 1 de 6

ETAPA 1:

Passo 1

Ler com atenção o Capítulo 1 do Livro-texto da disciplina e responda as seguintes perguntas:

1- Como a contabilidade auxilia o gestor administrativo ou o contador a tomar decisões na empresa?

R: Ela coleta todos os dados econômicos, mensura-os monetariamente, registra-os e sumariza-os em forma de relatórios, demonstrações financeiras, para a tomada de decisões. Fornece informações que ajudam a planejar e a controlar as operações da organização, em todos os níveis: produção, marketing, investimentos, financiamentos, e decisões de custos.

2- Quais as principais diferenças entre a função do administrador e a do contador?

R: O contador é responsável por fornecer balanços financeiros, sobre a real situação econômica da entidade, tudo que estiver relacionado a lucros e despesas. Já o administrador, avalia e utiliza essas informações contáveis, para traçar metas, e tomar decisões sobre a maximização dos lucros da entidade.

3- Das diferentes profissões que o contador pode atuar, qual você escolheria e por quê?

R: Auditoria, pois o seu principal objetivo é verificar se tem falhas na contabilidade da empresa, ou seja, é uma tarefa desafiadora. Além de ter uma ótima remuneração.

4- Elabore uma redação de no máximo 20 linhas a respeito da evolução da Contabilidade no mundo.

R: Desde as épocas mais antigas os homens praticavam atos de trocas de mercadorias, com a preocupação de aumentar suas posses. A contabilidade surgiu da necessidade do homem acompanhar e controlar suas riquezas.

A contabilidade precisou de três elementos para se desenvolver: números, escrita e a existência da moeda.

À medida que o homem começa a possuir maior quantidade de valores, passa a aumentar a preocupação em saber o quanto vai lhe render.

Logo veio o período moderno, surgindo pela necessidade que se teve de controlar as riquezas do mundo utilizando-se de técnicas contábeis nos negócios privados, houve também o surgimento da obra de Frei Lucca Paccioli (considerado o pai da contabilidade) e a publicação do livro “Tratactus de Computis et Scripturis” (Contabilidade por partidas Dobradas) em 1494;

O período Ciêntífico, com o surgimento das escolas de pensamento contábil.

Com a evolução tecnológica e a ampliação das necessidades sociais, houve também a ampliação do leque de usuários da contabilidade, criando-se a necessidade da empresa evidenciar suas realizações para a sociedade, contrariamente ao que acontecia antigamente, quando a contabilidade tinha por objetivo informar apenas ao dono qual o lucro obtido pela empresa em determinado período.

No atual mercado globalizado, a informação contábil tornou-se imprescindível, estratégica para a subsistência e criação de vantagem competitiva.

Passo 2

Ler o texto: Patrimônio, de Autoria de Ricardo J. Ferreira, disponível em:

<https://docs.google.com/open?id=0B9r14r4nyLDpQkhIT3pfZGpGeE0> Acesso em: 28 set.

2012, e em no máximo duas laudas redijam resumo sobre o documento, mencionando o que vocês entenderam por “bens”, “direitos”, “obrigações” e “Patrimônio”.

RESUMO:

Bens são os objetos materiais e imateriais que venham integrar o patrimônio, classificados em:

• Bens Corpóreos, que têm existência física (são visíveis e palpáveis), também denominados de bens materiais ou tangíveis.

Exemplos: casa, automóvel, dinheiro em espécie, terreno, móveis...

• Bens Incorpóreos, que não existem fisicamente (não podem ser vistos nem palpável) ,também chamados de bens imateriais ou intangíveis.

Exemplos: marcas e signos de propagada, patentes de fabricação, programas de computador, propriedades científicas...

Direitos são os valores a receber ou a recuperar nas transações com terceiros, no sentido contábil são os créditos representados por títulos ou documentos, tais como:

• Duplicatas a receber,

• Títulos a receber,

• Aluguéis a receber...

• Saldo em conta corrente bancária

• Saldo em cardeneta de poupança

Obrigações são representadas pelas contas a pagar ou a compensar nas transações com terceiros, contabilidade tratada como obrigações exigíveis, tais como:

• Salários a pagar para funcionários

• Impostos a pagar

• Financiamentos a pagar

• Aluguéis a pagar

• Compras a prazo de mercadorias e bens para uso

Por sua vez o patrimônio é o conjunto de bens, direitos e obrigações, com a sua representação nas demonstrações contábeis podemos estudá-lo, controlá-lo e analisá-lo.

Podemos ver que existe algumas diferenças, mas sempre um vai estar ligado ao outro, até chegar ao patrimônio líquido da empresa, que é o seu objetivo principal.

Passo 3

Criar junto com sua equipe uma empresa fictícia. Reunir-se e eleger um segmento de negócio que pretendam atuar, mas deem preferência para uma atividade comercial. Criem o nome da empresa e estipulem qual o valor do Capital que a empresa precisa para abrir suas portas, utilizando a criatividade para misturar valores e bens diversos, como automóveis, imóveis,

máquinas etc.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com